Um protesto de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) que estava acontecendo na manhã desta terça-feira (31), em frente ao Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT), acabou em confusão. Dois servidores foram presos e um policial militar aparece aplicando golpe de “mata-leão”.
A assessoria de imprensa do Sindicato da categoria (Sinetran) divulgou imagens fortes do momento das prisões e é possível ver a Polícia Militar proferindo ameaças e jogando gás de pimenta e lacrimogênico nos servidores.
“A polícia levou dois servidores detidos, jogou gás lacrimogêneo e spray de pimenta nos manifestantes no local”, informou a assessora do Sinetran.
No vídeo também é possível identificar a voz da presidente do sindicato Daiane Renner, que pede desesperadamente para os policiais não serem "covardes". "Não, não vai levar de jeito nenhum. Eles são trabalhadores. O que vocês estão fazendo? Não sejam covardes", disse ao tentar conter a situação.
Logo em seguida, um segundo militar tenta empurrá-la e ameça conduzí-la. "Afasta, deixa ela. A senhora vai ser conduzida também", disse.
Os dois foram algemados e ficaram cerca de 40 minutos dentro de uma viatura da PM no Palácio Paiaguás antes de serem levados ao Cisc do Planalto.
Atualizada às11h – Segundo a presidente do Sinetran, a manifestação consistia na cobrança de uma reunião para dialogar sobre o aumento salarial da classe.
"Nós só estávamos mobilizados, cobrando uma agenda com o secretário e com o governo, só que não foi permitida a nossa entrada na Casa Civil, onde a gente sempre faz as mobilizações ali na frente da recepção. Não foi permitido ontem e hoje novamente nós tivemos que ficar na rua, porque a polícia também trancou os portões", explicou Daiane à imprensa.
Ainda de acordo com a sindicalistas, a polícia agiu com truculência ao deparar com os servidores em frente a sede da autarquia.
"Desde às 9h30 e a ação policial foi logo que a gente chegou, na sequência, não tinha dez minutos que a gente estava aqui. Os nossos advogados estão no Cisc Planalto", informou quanto a prisão de servidores.
Questionada se os servidores presos estão bem, Daiane disse que ainda está procurando informações junto aos advogados . "Nós vamos procurar informações junto aos nosso advogados no Cisc Planalto, eles ainda não tiveram ainda nenhuma notícia. Enfim, vamos verificar agora a situação de todo mundo", disse ao Circuito Mato Grosso.
Servidores do Detran estão em greve desde o dia 11 de setembro e exigem aumento e reajuste da tabela salarial.
Atualizada às11h20 – Neste momento a Rotam chega ao local. Os policias entraram no Palácio e permanecem por lá.
Atualizada às 12h20 – Segundo a assessoria do Sinetran, os servidores presos assinaram o termo de circunstanciado e foram liberados. Foi informado ainda, que o pai de uma servidora foi preso pela Polícia ao pedir para falar com a filha que estava detida. Não há informações se o homem teria desacatado os policiais.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar que ficou de enviar uma nota sobre a ação dos policiais.