Fotos: Ulisses Lalio
Ulisses Lalio – Da Reportagem / Airton Marques – Da Redação
Assim como em outros 25 estados brasileiros e na capital federal, Brasília (DF), o domingo (15) em Cuiabá foi marcado pela manifestação do movimento “Muda Brasil” que protesta contra a corrupção na política e o governo federal, presidido pela presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo informações da Polícia Militar cerca de 20 mil cuiabanos participaram do manifesto.
O movimento na capital mato-grossense começou por voltas das 16h, com concentração na praça Alencastro. Com gritos de protesto contra os escândalos de desvio de dinheiro e as medidas do governo Dilma, os manifestantes seguiram pela Avenida Getúlio Vargas até a praça 8 de Abril, onde ficaram até as 17h30min.
Durante toda a manifestação o policiamento foi feito por policiais militares e Agentes de Transito (Amarelinhos), que organizavam o trânsito da região.
A polícia militar não confirmou o número de homens envolvidos na ação, mas confirmaram que não houve nenhum incidente.
A manifestação organizada com a intensão de ser apartidário teve a participação de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MT).
Com a maioria vestidos de verde e amarelo, em cartazes e gritos de protesto muitos pediam o impeachment da presidente Dilma, fim da corrupção e até mesmo pedidos da intervenção militar.
Ainda em Cuiabá, cerca de 300 motoqueiros, caminhoneiros e taxistas percorrem as principais vias da cidade em apoio ao protesto que pede mudanças no governo do país.
Manifestação Nacional
Manifestações contra a corrupção e contra o governo de Dilma Rousseff ocorreram em vários estados do país e também em outras cidades do mundo, como Miami e Londres. As mobilizações foram organizadas pelas redes sociais nas últimas semanas.
Na capital paulista, São Paulo (SP), segundo cálculo da Polícia Militar, um milhão de pessoas participaram de protesto na Avenida Paulista neste domingo (15). A estimativa da PM foi feita por volta das 15h40, e considerava o público na avenida e arredores monitorado por agentes no helicóptero Águia.