Política

Proposta de deputados é rejeitada por servidores públicos

Foto Ahmad Jarrah

Representantes do Fórum Sindical e deputados estaduais se reunirão novamente para debater o substitutivo que deve ser votado às 17h desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A reunião ocorre após a suspensão da sessão extraordinária que ocorreu na manhã desta terça-feira. O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves, informou que a proposta não foi aceita e que irão “lutar até as últimas consequências”.

“Nós terminamos agora a reunião com os deputados e nós temos a nítida clareza de que o Governo empurrou essa responsabilidade para a Assembleia Legislativa que tentou resolver o problema e não esta conseguindo avançar”, disse o presidente da Sisma em trecho de áudio divulgado em redes sociais.

Oscarlino disse ainda que devido a essa falta de avanço nas negociações os servidores serão responsabilidade pela situação. “Nós decidimos permanecer com a proposta do deputado Zeca Viana (PDT), que é uma proposta de substitutivo integral”, disse o líder sindical.

Segundo ele, os servidores preferem lutar até as últimas consequências e “morrer em pé do que se entregar, ratificando uma situação de responsabilidade que o governo e a Assembleia Legislativa nos apresentam neste exato momento”.

Proposta

A proposta a qual o lider da Sisma, Oscarlino Alves propõe 6% do reajuste divididos em três parcelas pelo governo ainda este ano. Três parcelas de 2% nos meses de setembro de 2016, janeiro e março de 2017, agora inclui o pagamento de uma quarta parcela, de 4,21% que deve ser paga em abril. Assim, 10,21% do total de 11,28% devem ser pago aos servidores. Os 1,07% será pago em setembro de 2017, sendo esse percentual retroativo a maio de 2016. 

Já a atual proposta feita pela Casa de Leis prevê o pagamento de 7,36% da reposição em três parcelas, sem o pagamento retroativo. A primeira de 2% seria paga já em setembro, sendo que 2,68% pagos em janeiro e 2,68% em abril de 2017. Os valores podem ser corrigidos de acordo com o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões