Propaganda de O Boticário mostrou diferentes casais comemorando Dia dos Namorados (Foto: Reprodução/YouTube)
Alvo de boicotes e de um processo aberto Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por suposto "desrepeito à família brasileira", a polêmica campanha de Dia dos Namorados de O Boticário deste ano com casais heterossexuais e homossexuais venceu o prêmio Grand Effie Brasil 2015.
O filme “Um dia dos namorados para todas as formas de amor”, criado pela agência AlmapBBDO e dirigido por Heitor Dhalia, da Paranoid, mostra o encontro romântico de casais de diferentes orientações sexuais trocando presentes.
O processo do Conar foi aberto em junho, após o órgão receber centenas de reclamações de consumidores que consideraram a peça "desrespeitosa à sociedade e à família".
Segundo o órgão, chegaram ao órgão cerca de 1 mil e-mails sobre o assunto, sendo metade reclamações e metade mensagens em defesa da propaganda. O processo foi arquivado em julho.
Resposta do Boticário
Em comunicado divulgado após a polêmica em torno do caso, a empresa afirmou que "acredita na beleza das relações" e que "valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.
Segundo a marca, a proposta foi "abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados".
Segundo a organização do prêmio, o júri do Effie escolheu a campanha como grande vencedora, por unanimidade, pela coragem do anunciante em tocar em um tema delicado, e não voltar atrás após postagens contrárias nas redes sociais.
O Grand Effie foi definido pelo júri em votação nesta segunda-feira (19), pouco antes da revelação dos vencedores.
Fonte: G1