O novo pronto-socorro de Cuiabá será inaugurado nesta sexta-feira, 28 de dezembro, porém ainda não irá funcionar. O cronograma prevê a entrega apenas do setor ambulatorial, mas ainda assim depende do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumprir determinação judicial de apresentar plano diretor do modelo de gestão aos órgãos de controle.
Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (26), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garantiu ter todos os documentos exigidos por determinação judicial. “Se não tivesse induzido ao erro o Ministério Público e a Justiça, nós já iríamos inaugurar e colocar em funcionamento imediato a ala ambulatorial. Mas, vamos esclarecer, porque estamos do lado da justiça”.
O prefeito reforçou que irá inaugurar a obra, mas que vai esperar a entrega de toda a documentação ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. “Temos a certeza que vamos reverter a situação dialogando”, frisou.
Quanto à transferência gradativa dos serviços do antigo pronto-socorro para o novo prédio, atende normas do Ministério da Saúde, segundo Pinheiro. “Eu não seria louco de fazer a transferência de uma só vez. Há muitos pacientes em situação gravíssima e não podemos colocar a vida dessas pessoas em risco”.
De acordo com o cronograma, neste dia 28 de dezembro será inaugurado o ambulatório e que estará pronto para funcionar com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, cardiologista, ginecologista e obstetra, pequenas cirurgias, endocrinocologista, dermatologista, gastro e psiquiatra.
No dia 29 de janeiro está previsto para entrar em funcionamento o setor de enfermaria, que será constituído de uma ala masculina com 60 leitos, ala feminina com 30 leitos (ambas com isolamento), farmácia, raio X e ultrassom.
Dia 25 de fevereiro deve ser aberta a primeira etapa da urgência e emergência, 20 leitos de UTI e 2 salas de cirurgia.
E dia 22 de março será entregue a quarta etapa que são as outras salas de cirurgia e as outros leitos de UTI.
Ao todo, o novo pronto-socorro contará com 178 leitos adultos, 20 leitos para tratamento de queimados, 60 leitos de UTI, 38 leitos de emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos de recuperação pós-anestesia.