Durante todo o mês de novembro o Pronto Socorro de Várzea Grande estará realizando ações de intensificação aos cuidados voltados à saúde do homem. Em alusão a Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, servidores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande promoveram a largada oficial da Campanha Novembro Azul. O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay de Azevedo, lembrou dos casos notificados por hora de câncer no mundo 7.9 casos por hora são registrados.
Para o servidor Gonçalo Guimarães, 60 anos, essa Campanha Novembro Azul é importante para desmistificar informações até mesmo desconhecidas por muita gente. “Por isso, a importância dessa divulgação em massa sobre o assunto”, declarou o servidor.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Sumaia Leite, que é também enfermeira da unidade hospitalar, disse que o Poder Legislativo está de portas abertas para trabalhar em parceria com as ações promovidas pela Saúde, que têm como objetivo principal trabalhar a prevenção. “Essa campanha, em especial voltada à Saúde do Homem, tem grande relevância, pois dados confirmam que os números de casos de câncer entre os homens são altíssimos, e muitas vezes, senão quase sempre, quando descoberta a doença já está em estágio avançado, o que agrava o problema. Por isso a importância do diagnóstico precoce para o tratamento correto alcançar 100% de cura”, disse a vereadora.
O superintendente administrativo do Pronto Socorro, Aluísio Fernando, reforçou a idéia de que o homem ainda tem muito preconceito em fazer o exame do diagnóstico de próstata. Porém, alertou, que o exame é a única forma e a mais eficaz para diagnosticar o câncer de próstata ou alguma anormalidade. “O mais importante é a nossa saúde. Temos que trabalhar a prevenção de doenças”.
(Com informações da Assessoria)