Cidades

Pronto-Socorro de Cuiabá atende mais de 12 mil pacientes no 1º quadrimestre de 2022

O Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que funciona dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC),  realizou mais de 12 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2022. A unidade é porta aberta para pacientes em situação de urgência e emergência, que na maioria das vezes são trazidos por ambulâncias do município e Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário – SAMU.

Neste primeiro quadrimestre de 2022, a produtividade da unidade foi significativa em vários setores. Foram realizadas 3.504 cirurgias de diversas especialidades e mais de 340 atendimentos por intoxicação e picadas por animais peçonhentos no Centro de Informação Antiveneno-CIAVE. Os pacientes que chegam ao pronto-socorro por situação de queimaduras são encaminhados para o Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, que funciona no HMC. Ao todo o CTQ recebeu 53 pacientes entre os meses de janeiro a abril deste ano.

Os exames laboratoriais somaram em mais de 207 mil neste primeiro quadrimestre de 2022. Foram realizados 23.214 raios-x, 10.249 tomografias, 2.073 ultrassons, 1.009 endoscopias, 401 colonoscopias e 504 ecocardiogramas, totalizando mais de 245 mil exames e procedimentos, tanto para pacientes internados como para aqueles que são atendidos pelo ambulatório. 

As internações hospitalares nas enfermarias e Unidades de Terapias Intensivas – UTI’s  somam o total de 2.691 internações entre os meses de janeiro a abril de 2022, além das internações pediátricas, que totalizam em 312, no primeiro quadrimestre deste ano. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a alta procura dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS demonstram a credibilidade no atendimento realizado. “O pronto-socorro é uma parte do atendimento realizado à população, dentro do Hospital Municipal de Cuiabá. Tenho o imenso orgulho de oferecer a nossa gente uma estrutura de ponta, a maior de todo o estado de Mato Grosso, com equipe treinada para atender pacientes que chegam com alta complexidade, vítimas de diversas patologias ou traumas”, enfatizou.

O serralheiro, Ronei Martins, 29 anos, veio para o pronto-socorro de Cuiabá, após sofrer acidente de moto. Ele é de Arenápolis, município com uma distância de 232 quilômetros de Cuiabá. “Fui trazido para o pronto-socorro de Cuiabá, porque no município onde eu resido não realiza procedimento cirúrgico ortopédico para situação de fraturas. Quero ressaltar a boa assistência que venho recebendo neste hospital. Realizei exames laboratoriais e de imagem e passei por duas cirurgias, possivelmente vou receber alta esta semana. Todos os profissionais e os médicos prestaram um bom atendimento, estou bem melhor”, ressaltou o paciente.

Segundo o diretor-geral do HMC, Paulo Rós, o pronto-socorro de Cuiabá é de extrema importância para salvar vidas. “Recebemos na unidade uma grande demanda, e conseguimos realizar com êxito a assistência e o cuidado necessários para salvaguardar a vida das pessoas, com todo o suporte que os pacientes precisam”, destacou.

O pronto-socorro de Cuiabá possuí sala de reanimação, sala de politrauma,  sala verde,  sala amarela,  sala de sutura,  retaguarda,  isolamento,  observação adulto e observação infantil. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.