Cidades

Proncon divulga lista das 10 empresas com mais reclamações em 2015

Foram registrados 37.248 atendimentos no Procon Estadual no ano de 2015, havendo um aumento de mais de 15 mil atendimentos em comparação a 2014, ano em que foram registrados 21.358 procedimentos administrativos.

O órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou no ano passado 30.496 registros, enquanto pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 6.752 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 13.627 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 5.203 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 4.657 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 2.352 reclamações.

Com 6.720 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 2.492 procedimentos para a categoria “Financeira”, 1.584 para “Banco Comercial” e 1.120 para “Cartão de Crédito”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar, com 5.025 atendimentos: 865 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 364 para “Eletroeletrônico Importado”, e 260 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 3.858 registros, está na quarta posição do ranking, com 1.556 procedimentos para a categoria “TV por Assinatura”, 387 para “Informática” (Provedor de Acesso à Internet), e 379 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior).

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 480 reclamações: 172 para a categoria “Plano de Saúde Regulamentado”, 97 para “Farmácia/Drogaria” e 62 para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica”. A categoria “Habitação” ocupa o sexto lugar com 415 reclamações, com 231 procedimentos para a categoria “Incorporação” (Construtoras e Incorporadoras), 109 para “Condomínio”, e 48 para a categoria “Loteamento”.

Na última posição está o setor “Alimentos”, com 371 registros: 64 para a categoria “Supermercado”, 52 para “Leite e Derivados” e 26 para “Bolacha, Biscoitos e Petiscos”.

A lista com as primeiras 10 posições mais reclamadas de forma presencial em 2015 no Procon/MT ficou assim:

1º – ENERGISA S/A
2º – CAB CUIABÁ S/A
3° – CLARO S/A
4° – VIVO S/A
5° – SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA
6° – OI CELULAR S/A
7° – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
8° – NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A
9° – BANCO BRADESCO S/A
10º – BANCO DO BRASIL S/A.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento Online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 6.752 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” liderou o ranking com 3.637 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 1.340 reclamações; em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 1.031 registros. Na quarta posição da plataforma está o setor “Produtos Eletrodoméstico e Eletrônicos” com 274 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 221 reclamações, seguido de “Transportes”, que com 114 registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 73 reclamações. A área “Turismo/Viagens” registrou 30 reclamações, ficando assim na oitava posição.

Já a categoria “Água, Energia e Gás” ocupa a nona posição do ranking, com 14 registros. A categoria “Saúde” vem em seguida com nove registros. E a categoria “Educação” registrou seis reclamações.

Foram registradas três reclamações na categoria “Alimentos”, e não tiveram reclamações registradas na categoria “Habitação”.

O ranking de 2015 demonstra o cumprimento do acordo de resultados firmado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh, com o governador Pedro Taques no que se refere à ampliação de acesso ao consumidor, que tinha como meta 30 mil atendimentos presenciais e pelo menos 5 mil atendimentos virtuais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.