Cidades DESTAQUE 3

Promovi: Profissionais da indústria falam sobre autocuidado em roda de conversa com psicóloga

Por Assessoria/SESI-MT

Espaço seguro permitiu que trabalhadores falassem sobre dilemas pessoais, familiares e profissionais que os impedem de praticar o amor-próprio

Iniciativa é realizada pelo Sesi MT na Plastibras, Estofados Santos e Indústrias Química CMT com objetivo de proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos colaboradores.

Pausar a correria diária para priorizar seus sentimentos e necessidades é fundamental para a saúde mental. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) proporcionou um momento de reflexão sobre autocuidado a um grupo de aproximadamente 200 trabalhadores de três indústrias de Cuiabá e Várzea Grande.

A iniciativa integra o projeto Promoção, Monitoramento e Valorização da Vida (Promovi), que visa mais saúde e qualidade de vida aos colaboradores, inicialmente, das indústrias Plastibras, de Cuiabá, e Estofados Santos e Indústrias Química CMT de Várzea Grande.

A roda de conversa ocorreu entre terça-feira (16.04) e esta quinta-feira (18.04) nas indústrias. Os trabalhadores foram divididos em grupos de modo que não interferisse na produção das empresas. Na oportunidade, os profissionais se despiram de toda armadura que os bloqueavam e abriram o coração para uma conversa sincera com a psicóloga contratada pelo Sesi MT, Eliane Guedes. No encontro, eles falaram de seus dilemas pessoais, familiares e profissionais.

Tânia Regina Nunes, do setor comercial da Indústrias Química CMT, aproveitou o espaço seguro de escuta para desabafar. “Às vezes deixo de viver a minha vida para cuidar dos outros. Percebo que isso tem me prejudicado e agora entendo que preciso olhar mais para mim, ter mais amor-próprio”, disse Tânia, emocionada por ter compreendido a importância do autocuidado para seu corpo e mente.

A gestora de Pessoas da Plastibras, Adriana Godoi, faz questão de participar das ações ofertadas pelo Promovi à indústria e acredita que o cuidado em saúde é um dos pilares essenciais para os profissionais desempenharem suas funções com excelência e produtividade. “Vejo mais interação e motivação na equipe, que tem se cuidado mais. O Sesi é fundamental nesse processo de transformação. Estamos gratos e ansiosos por futuras ações que essa parceria vai render”, argumenta Adriana.

A psicóloga Eliane pontuou que cuidar de si mesmo em meio às obrigações da rotina não é uma tarefa fácil, mas destacou que se olhar no espelho, ter um day off (folga), ir ao salão de beleza, assistir séries, curtir a natureza, identificar suas necessidades e permitir atendê-las fazem parte do combo do autocuidado.

Ao seguir essas dicas, Elaine afirma que a vida ganha uma nova perspectiva melhorando o ambiente familiar e de trabalho. Ela explica que a pessoa fica mais disposta e saudável, o que diminui o absenteísmo nas empresas. “Quando uma pessoa está feliz, se sentindo completa, ela trabalha com mais disposição, interage melhor com os colegas da empresa e não falta ao trabalho com frequência, porque quando a mente está bem, o corpo também está”, afirma.

A falta do autocuidado somado ao estresse diário aumentam a chance de desenvolver ansiedade ou depressão, o que pode impactar na saúde física e mental. “O trabalhador precisa fazer uma autoanálise para descobrir quem ele é e onde pretende chegar. É importante valorizar seu corpo e saúde. Não adianta viver pelo outro e se deixar de lado. É necessário se fortalecer para ser resiliente e, dessa forma, estender a mão ao próximo”, orienta Eliane.

Após a conversa, os funcionários das três indústrias receberam um kit com garrafa de água, sacochila e camiseta do projeto Promovi.

O programa

O Promovi iniciou em 2023, com a Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), que identificou as percepções de qualidade de vida e do trabalho. Na época, os profissionais participaram de consultas médicas, avaliações físicas e exames laboratoriais.

Sesi MT realiza projeto com foco em saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria

O projeto segue até outubro deste ano como projeto piloto. Além de oficinas bimestrais com psicólogo, os colaboradores participam semanalmente de atividades físicas e, a cada dois meses, de oficinas com nutricionista.

O programa tem o objetivo de agir dentro dos cuidados primários em saúde, dando ênfase à diabetes, hipertensão e gordura no sangue, que estão cada vez mais prevalentes em pessoas com idades entre 20 e 59 anos.

“Atuamos de forma integrada na promoção da saúde física e mental, pois o bem-estar do colaborador precisa ser completo e isso envolve o psíquico e o corpo”, diz a enfermeira da gerência de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI) do Sesi MT, Solange May.

Próximas etapas

Para avaliar o resultado das atividades físicas e hábitos mais saudáveis, o Sesi vai repetir a aplicação da metodologia ASSTI, os exames laboratoriais, a avaliação física e consulta médica nos colaboradores nas próximas semanas e novamente em outubro.

Ao final do projeto, a equipe multidisciplinar vai apresentar um relatório às indústrias com os indicadores de saúde que mostram o impacto do Promovi na vida do trabalhador.

Foto: Fernanda Nazário

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.