"A vítima foi atingida três vezes quando estava no banheiro", afirmou o promotor Gerrie Nel. "A porta do banheiro foi derrubada pelo lado de fora, Acreditamos que a porta estava trancada com chave", disse Nel na sala de audiência de um tribunal de Pretoria.
O promotor afirmou que Pistorius, de 26 anos, pegou a arma, colocou as próteses, caminhou sete metros e atirou três vezes através da porta fechada, o que demonstra, segundo Nel, que foi um ato premeditado.
–
Assim como ocorreu na última sexta-feira, quando compareceu ao tribunal pela primeira vez, Pistorius chorou durante a audiência. "O acusado disse a sua irmã que pensava que era um ladrão. Por quê um ladrão vai se trancar no banheiro?", perguntou o promotor.
O advogado do atleta, Barry Roux, afirmou, no entanto, que a morte da jovem "não foi um assassinato". "Não há nenhum elemento que indique a mínima premeditação. Tudo o que sabemos é que se trancou no banheiro. Ela foi morta no banheiro (…) ele acreditou que era um invasor", disse.
"Sustentamos que nem sequer é um assassinato", disse Roux.
Vários advogados, especialistas em temas médicos e profissionais de relações públicas participam na elaboração da defesa de Pistorius.
Stuart Higgins, ex-diretor de redação do jornal britânico The Sun, que tem entre seus clientes a British Airways e os clubes de futebol Chelsea e Manchester United, comanda as relações públicas.
A defesa de Pistorius também destaca que o acusado nunca foi condenado e não tem nenhum antecedente. Familiares do atleta afirmaram que que "a acusação carece de elementos e que até o Estado, incluindo sua própria evidência forense, refuta energicamente qualquer possibilidade de um assassinato premeditado ou de um simples assassinato".
Pistorius é o único acusado de assassinar Reeva Steenkamp em sua casa na última quinta-feira. A polícia encontrou uma pistola de 9 milímetros na residência do atleta.
O sul-africano foi o primeiro atleta biamputado a participar de uma edição de Jogos Olímpicos usando duas próteses. Em 2012, na Olimpíada de Londres, ele chegou às semifinais das provas dos 400 m rasos.
Na Paraolimpíada, ele ganhou medalha de ouro nos 400 m T44. Ele causou polêmica depois de perder a prova dos 200m T44 para o brasileiro Alan Fonteles, ao reclamar de supostas vantagens da prótese usada pelo atleta brasileiro.
ENTERRO
Ao mesmo tempo, o caixão de Steenkamp chegou a uma capela de Port Elizabeth, onde o corpo da namorada de Pistorius, uma modelo de 29 anos, deve ser cremado.
A cerimônia privada acontece nas proximidades de um parque desta cidade costeira, onde Steenkamp morou por vários anos.
–
PROVAS CANCELADAS
O atleta olímpico e paraolímpico sul-africano cancelou a participação em todas as provas previstas para os próximos meses para concentrar-se em sua defesa da acusação de homicídio, disse o agente do velocista.
"Decidi que após esses trágicos acontecimentos nós não temos opção a não ser cancelar todas as provas futuras que Oscar Pistorius estava contratado para competir", disse o agente Peet van Zyl em comunicado divulgado na noite de domingo.
Entre as provas canceladas estão uma no Brasil, em março, assim como uma na Austrália, uma nos EUA e uma no Reino Unido.
Van Zyl, que visitou Pistorius no domingo na delegacia de Pretória onde ele está detido, disse que os patrocinadores do atleta continuam do lado dele até que o caso seja julgado.
Fonte: FOLHA.COM | AP