O promotor de Justiça, Fábio Camilo da Silva, lotado em Guarantã do Norte (710 km de Cuiabá), desacatou um policial militar ao ser parado em uma rodovia próximo a Peixoto de Azevedo (670 km de Cuiabá) por suspeita de dirigir embriagado.
Um dos policiais que atenderam a ocorrência gravou o momento do desacato do membro do Ministério Público Estadual.
Visivelmente embriagado, o promotor tira a camisa buscando briga com um dos policiais, e em determinado momento, tira o boné do militar e o joga no chão. Ele ainda desafia o militar a atirar contra ele. "Pode algemar. Aproveita que estou de costas e atira", esbravejou.
O enfrentamento se deu pois Fábio tem o conhecimento de que possui foro provilegiado, devido a função que ocupa. Com isso, só poderia ser detido por crimes inafiançáveis, como racismo, tráfico de drogas, tortura, crimes hediondos e terrorismo.
Os policiais que realizaram a ocorrência solicitaram reforço e chegaram a encaminhar Fábio Camilo para a delegacia. Segundo informações, o procedimento padrão foi cumprido e um promotor de Justiça foi chamado para acompanhar a ocorrência.
Fábio Camilo deve responder inquérito criminal e um procedimento administrativo junto ao Ministério Público.
O outro lado
O Circuito Mato Grosso entrou em contato com o promotor para que ele dê a sua versão sobre o fato, contudo até o fechamento da reportagem não obteve respostas.
O Ministério Público do Estado emitiu nota nesta manhã afirmando que "todas as providências estão sendo tomadas para apuração da conduta do promotor de Justiça substituto e adoção das medidas disciplinares cabíveis". (Confira nota abaixo)
MPE repudia fato ocorrido em Guarantã do Norte
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso lamenta profundamente a situação ocorrida em Guarantã do Norte e assegura que todas as providências estão sendo tomadas para apuração da conduta do promotor de Justiça substituto e adoção das medidas disciplinares cabíveis.
Destaca, ainda, que trata-se de um fato isolado que não representa a postura adotada diariamente pelos 264 membros da Instituição.