O fim do estoque de uma promoção de caixas de leite com 62% de desconto causou confusão na noite desta segunda-feira (19) no hipermercado Extra, localizado na Avenida dos Ferroviários, em Jundiaí (SP). Após a confusão, clientes registraram um boletim de ocorrência contra o comércio por não conseguirem comprar o produto. Em nota, o Extra informou que praticou o preço para todo o estoque disponível e que retirou a comunicação referente à promoção após o fim do estoque.
O caso gerou tumulto e muitos clientes foram tirar satisfação com a gerência. Em um vídeo divulgado na internet é possível ver dezenas de pessoas discutindo dentro do hipermercado.
Segundo o boletim de ocorrência, o hipermercado anunciou uma promoção da caixa de leite de uma determinada marca que seria vendida de R$ 3,99 por R$ 1,49.
A etiqueta do produto informava que o preço era válido até dia 21 de setembro, mas o estoque acabou em poucas horas. A oferta, divulgada para clientes que estavam na loja, acabou sendo compartilhada na internet.
"Chegamos lá e não tinha mais nada. Fomos conversar com o gerente, mostramos as etiquetas, mas ele só disse que não ia fazer nada e que era para a gente se virar. Eu precisava de leite em casa, mas quando tentei comprar outra marca no preço normal o caixa estava proibido de passar. Foi uma loucura", conta o metalúrgico Alex Sandro da Silva, um dos clientes que registraram o boletim de ocorrência.
A polícia foi acionada e, segundo o BO, um representante da empresa alegou na delegacia que a oferta era destinada a clientes que já estavam no local e que o preço seria apenas para o leite que estava com data de vencimento próxima.
Além da polícia, o Procon de Jundiaí também recebeu uma denúncia sobre o caso. A coordenadora da unidade, Geslane Lucilia Lopes da Rosa, afirma que “toda oferta deve ser clara, precisa e ostensiva, informando o preço do produto e a data de validade ou a disponibilidade do estoque”. Ela explica que, neste caso, o hipermercado deveria cumprir a oferta até o dia anunciado ou, no caso do fim do estoque, oferecer um produto similar pelo mesmo preço, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
A orientação é que as pessoas que se sentiram lesadas procurem o Procon em até 30 dias para registrar a reclamação. "A foto da publicidade já é suficiente para comprovar a irregularidade. A gente precisa ver como o produto estava para poder notificar a empresa", diz. De acordo com Geslane, o boletim de ocorrência não é necessário para a denúncia no Procon, mas seria uma segurança jurídica caso os consumidores decidam acionar a empresa na Justiça.
Em nota ao G1, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que "praticou preço promocional para todas as caixas de leite Nilza existentes no estoque da loja de Jundiaí e, ao término do produto, toda a comunicação visual com preço promocional foi retirada".
Fonte: G1