A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Gerência de Educação Ambiental (Geea), divulgou na tarde desta terça-feira (20.09) os 40 projetos selecionados no Edital de Apoio a Projetos Ambientais Escolares Comunitários – Paec 2016, que receberão o apoio financeiro para execução de suas propostas. Ao todo, serão destinados R$ 200 mil para as iniciativas que compartilham conhecimento e mobilizam a atuação da escola em parceria com a comunidade local, para uma educação ambiental crítica e participativa.
De acordo com a técnica da Geea da Seduc-MT, Andréia Franceschetto, para a seleção, as escolas precisaram elaborar o projeto de forma autônoma, respeitando a realidade e os valores de cada uma, envolvendo todos na construção da proposta.
A ideia é que os participantes compreendam que todos fazem parte de uma comunidade e que compartilham o mesmo espaço vital. “Outro objetivo é divulgar a história socioambiental da região, valorizando a cultura em relação ao meio em que ela desenvolve, estimulando o sentimento de responsabilidade com o ambiente compartilhado”, explica.
Ao todo foram recebidos 105 projetos representando diversos municípios. Foram selecionadas as 40 iniciativas de escolas dos municípios de Alta Floresta, Alto Taquari, Apiacás, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Colíder, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Pedra Preta, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger, Tangará da Serra e Várzea Grande.
“As observações advindas da avaliação dos projetos subsidiarão uma devolutiva para todas as escolas que submeteram propostas de PAECs ao Edital. É imprescindível que as escolas se atentem para a execução financeira que deve se dar ainda no ano de 2016”, esclarece Andréia.
Temas
As unidades escolares puderam escolher três eixos temáticos para serem tratados: criação e o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) e Agenda 21 Escolar; adequar o espaço físico, utilizando tecnologias sociais de baixo impacto ambiental (ecotécnicas); promover a inclusão da temática socioambiental e internalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) no Projeto Político Pedagógico (PPP).
“No entanto, a escola poderia contemplar mais de um eixo temático em seu planejamento, desde que deixasse clara a ligação que estabeleceu entre as dimensões do Currículo, Espaço, Gestão e Relações escola-comunidade”, frisa Andréia.
De acordo com ela, objetivo da proposta é apoiar e incentivar, pedagógica e financeiramente os PAECs aprovados de acordo com o previsto no Edital. “Queremos incentivar o desenvolvimento de práticas educativas, que estejam em consonância com os princípios filosóficos e pedagógicos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, nas Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e no PPP da escola”, complementa.
Para o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc-MT, Edinaldo Gomes de Sousa, o incentivo aos projetos das unidades escolares é importante pois vai auxiliar no despertar dos estudantes para as questões ambientais, representa ainda a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o meio onde vivem. “A educação ambiental deve ser um exercício para a cidadania. Neste contexto, queremos promover o engajamento da comunidade escolar, trabalhando individualmente e coletivamente na construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio e à qualidade de vida e sua sustentabilidade”, frisa.