Cidades

Projeto que leva ‘banho solidário’ a pessoas em situação de rua é retomado e pede doações

Após dois anos com as ações suspensas por causa da pandemia da Covid-19, a Associação Beneficente Banho Solidário Cuiabá volta com o projeto que leva banho, corte de cabelo, roupas e calçados e refeições para pessoas em situação de rua em Cuiabá. O grupo pede doações e novos voluntários para que as ações continuem chegando às ruas.

O projeto funciona uma vez no mês, aos sábados. As ações começam às 16h e vão até às 20h.

O banho solidário funciona em um trailer com dois banheiros com chuveiros. No trailer, são disponibilizados produtos de higiene pessoal como toalhas e sabonetes para pessoas em situação de rua.

Cortes de cabelo são feitos na ação — Foto: Divulgação/Associação Banho Solidário
Cortes de cabelo são feitos na ação — Foto: Divulgação/Associação Banho Solidário

 

Os voluntários se dividem em uma equipe para corte de cabelo, outra para selecionar e separar as roupas que serão doadas e outra que cuida da alimentação.

É servido um lanche no início da ação e no final, às 19h30, é servido o jantar.

A coordenadora da associação, Marta Costa, conta que atualmente cerca de 20 voluntários fixos atuam no projeto e outros participam apenas esporadicamente.

"Precisamos muito de barbeiros ou cabeleireiros para corte de cabelo dos moradores de rua. Nós temos as máquinas de corte e os equipamentos, porém não temos muitos voluntários para essa parte do projeto", afirma.

 

O jantar é servido no fim da ação  — Foto: Associação Banho Solidário
O jantar é servido no fim da ação — Foto: Associação Banho Solidário

Marta também relata que a associação precisa de doação de alimentos para preparar o jantar, doações de roupas e calçados em bom estado de conservação e recursos financeiros para custear as despesas com transporte de equipamentos e materiais de manutenção.

O próximo Banho Solidário está previsto para ser realizado no dia 20 de agosto. Segundo a coordenadora, a ação é feita uma vez no mês porque demanda muita estrutura e recursos.

"Precisamos do combustível, transportar o trailer e a caixa d'água, além de cinco veículos só para carregar a estrutura, como tendas, mesas e cadeiras", explica.

Roupas e calçadas são doados  — Foto: Divulgação/Associação Banho Solidário
Roupas e calçadas são doados — Foto: Divulgação/Associação Banho Solidário

O 'Banho solidário' começou em 2017. As ações eram feitas na Praça do Porto e, atualmente, no Beco do Candeeiro, em frente ao Morro da Luz.

"Vemos que é o lugar onde há mais demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade, em situação de rua", diz.

Durante a pandemia da Covid-19, as ações foram suspensas.

"Os nossos voluntários, em sua maioria, são idosos, então ficamos com receio. Alguns deles tiveram Covid e decidimos suspender as ações. Agora, retomamos o projeto", diz.

Para quem quer ajudar, as doações podem ser feitas na Imobiliária AB3, na Avenida das Torres, Bairro Santa Cruz, em Cuiabá, das 8h as 17h, de segunda a sexta-feira. Para doações via transferências e outras informações o contato é (65) 99211-6563.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.