A coordenadora do Programa de DST/Aids/Hepatite da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Karina Medeiros, explicou que haverá um trailer no Fan Fest equipado para a realização do teste rápido nas pessoas interessadas. "Este é um programa do Ministério da Saúde e que estará disponível em todas as cidades sede. No nosso caso, será no Fan Fest, onde teremos uma grande concentração da população", explicou.
Karina explicou que antes de realizar o teste, a pessoa passará por um pré-aconselhamento com uma psicóloga ou uma assistente social. "Neste pré-aconselhamento, a pessoa receberá instruções do que será feito, de como funciona o teste e refletir se passou por alguma situação de risco para que seja necessário realizar o procedimento. Depois de passar por todo esse processo, a pessoa assinará um termo de consentimento", esclareceu a coordenadora.
O teste é realizado por enfermeiros em ambiente fechado e o resultado fica pronto entre 20 a 25 minutos. Somente poderão fazer o teste pessoas maiores de idade, brasileiras e que não aparentem sinal de embriaguês. Quatro doenças poderão ser identificadas no teste rápido: Sífilis, HIV e Hepatites B e C. "Para o caso da HIV, dois testes são realizados para confirmação. Caso o primeiro dê positivo, será realizado um segundo teste de marca diferente do primeiro. Teremos 100 kits para o teste rápido disponíveis por dia", completou Karina.
UM MILHÃO E MEIO DE PRESERVATIVOS – Além da realização de testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também estarão distribuindo materiais informativos sobre as doenças e também preservativos, tanto masculinos quanto femininos. "Nós recebemos 500 mil preservativos a mais do Ministério da Saúde para disponibilizarmos a população, com isso, somando ao que temos em estoque, teremos em torno de 1,5 milhão de preservativos comuns disponíveis para a população. Não só no Fan Fest, mas em todas as unidades de saúde do município", concluiu.
PROTEJA O GOL – A iniciativa Proteja o Gol é nova campanha do UNAIDS para a conscientização sobre HIV em nível mundial. A partir de uma ideia simples que ilustra o poder da proteção, faz-se uma analogia entre goleiros protegendo o gol e cada pessoa protegendo a si própria. O objetivo da campanha é usar a popularidade e poder de união do esporte para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens.
Secom-Cuiabá