Plantão Policial

Projeto leva cidadania à população ribeirinha de MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em parceira com a Defensoria Pública e outras instituições, participa nos meses de fevereiro e março do projeto “Ribeirinho Cidadão”, com a emissão de carteiras de identidade às comunidades ribeirinhas dos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Juscimeira. 

O objetivo do projeto é atender as famílias carentes situadas às margens do Rio Cuiabá e São Lourenço com o intuito de dirimir os conflitos através da prestação jurisdicional, bem como garantir o status de cidadania à população. A Politec irá designar dois papiloscopistas que farão a emissão de 1ª e 2ª vias do documento. 

Dos dias 19 a 28 de fevereiro serão atendidas as comunidades ribeirinhas de Barão de Melgaço. Já nos dias 02 a 06 de Março será percorrida a parte terrestre dos municípios de Santo Antônio de Leverger e Juscimeira. 

Com duração de 15 dias, divididos em etapas fluvial e terrestre, o projeto contará com a presença de 57 profissionais das mais diversas áreas que farão atendimento em embarcações. Na primeira parte, defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentista, bem como outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais, irão navegar as águas que banham as comunidades entre Barão de Melgaço e Poconé, durante dez dias. 

A segunda parte terá início no dia 2 de março, com duração de cinco dias. O atendimento será prestado à região de Santo Antônio de Leverger, sendo encerrada no distrito de Mimoso. A novidade nesta etapa é a inclusão do município de Juscimeira no percurso. 

Durante todo o projeto é feita a doação de óculos e medicamentos, bem como a expedição de documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF. De acordo com o Diretor Metropolitano de Identificação Civil, Aílton Silva Machado, somente no ano passado foram expedidas 410 carteiras de identidade durante o projeto. 

Segundo a assessoria de imprensa da Defensoria Pública, neste ano também será realizado um trabalho em prol da limpeza das margens do Rio Cuiabá. Foram entregues sacos de lixo à Colônia de Pescadores Z3, sendo que, mediante a devolução de 50 quilos de lixo, a Receita Federal doará cobertores, roupas e meias. 

O Projeto “Ribeirinho Cidadão’ é uma iniciativa da Defensoria Púbica em parceria o Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal Regional Eleitoral; Ministério Público; Secretaria Estadual de Segurança Pública; de Saúde e de Meio Ambiente; Juizado do Meio Ambiente; Assembleia Legislativa; Receita Federal; Polícia Militar; Prefeituras de Barão de Melgaço e de Juscimeira; e de médicos voluntários. 

(Com informações da Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em