Cidades DESTAQUE 4

Projeto impulsiona amamentação em Sinop

O mês de Agosto é notável pelo incentivo à amamentação. O Agosto Dourado, este ano tem como tema “Amamentação, apoie em todas as situações”, como parte da Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024. O Câmpus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é o espaço do projeto de extensão Amamente que desenvolve iniciativas para impulsionar a amamentação, como a Consultoria Social.

O projeto é coordenado pelas professoras e consultoras em aleitamento materno Sonia Vivian e Kamilla Maestá. A professora Sonia Vivian destaca que o projeto de extensão Amamente “vem proporcionando uma ação inovadora e de extrema relevância, a Consultoria Social, um modelo de atendimento com baixo custo, realizado por meio de visitas domiciliares, pelas acadêmicas do projeto, que fornecem suporte completo para mães em diversas fases (gestação, pós-parto e retorno ao trabalho)”.

O projeto é desenvolvido com diferentes impactos sobre a vida de mães atendidas. A consultoria desenvolvida pelo Amamente apoia a amamentação e evita o desmame precoce. “O Amamente tem um impacto significativo na vida acadêmica e profissional das alunas envolvidas. Esta abordagem integral visa não apenas o sucesso na amamentação, mas também a formação para atuação como consultoras proporcionada durante a participação no projeto. O serviço de Consultoria Social permite que as estudantes apliquem seus conhecimentos na prática, desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura carreira”, ressalta a professora Sonia Vivian.

O projeto Amamente integra o apoio a comunidade com a formação de profissionais de enfermagem. “O projeto também se destaca por sua capacidade de gerar recursos financeiros, que são revertidos em bolsas para as alunas participantes e para o curso de Enfermagem ao qual o projeto é lotado. Desta forma, o Amamente contribui para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com a saúde pública, ao mesmo tempo em que apoia a comunidade com um serviço de extrema importância”, explica a docente.

Consultoria Social rende frutos pela valorização da amamentação

Além da Consultoria Social, o Amamente também atende pelo SUS em uma unidade básica de saúde (UBS) do município e capacita profissionais para promover, proteger e apoiar a amamentação. “Em 2024, todos os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Sinop e profissionais do Hospital Regional de Sinop foram capacitados como contrapartida das ações da universidade com o estado e o município. Outro marco importante foi o I Curso de Formação de Consultoras em Aleitamento Materno Amamente UFMT”, conta a professora Sonia Vivian. 

Há a previsão de acontecer uma oficina durante o Agosto Dourado para os profissionais do estado, no dia 21 de agosto, várias palestras no município, o lançamento do II Curso de Formação de Consultoras Amamente e cursos online para gestantes, lactantes e profissionais de saúde. “O Amamente é um exemplo inspirador de como a união entre universidade e comunidade pode trazer benefícios mútuos. As mães atendidas recebem orientação e apoio de qualidade, enquanto as estudantes ganham experiência prática valiosa. Esta sinergia resulta em uma sociedade mais informada e saudável, onde a amamentação é valorizada e apoiada”, reforça.

Acesse a rede social Instagram do Projeto

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.