Foto Alex Paraná
Com 22 anos e sem ouvir uma só palavra, Adley Roger está atento a cada sinal do seu mestre de muay thai. Uma linguagem própria que envolve confiança, disciplina e superação. Roger é um dos 20 alunos do mestre Alex Paraná, que ministra aulas da arte marcial tailandesa em Cuiabá, por meio do programa Thailibras. O jovem aluno vem de longe para poder treinar com Paraná. De 15 em 15 dias ele sai de Tocantins e treina na capital de Mato Groso. “Ele apresenta um aprendizado incrível. A cada novo treino ele evolui mais que os alunos que treinam semanalmente aqui na academia”, disse o mestre. Alex também elogiou o comprometimento do aluno. “Nós desenvolvemos uma linguagem bem acessível e por isso ele faz tudo o que peço. Essa é uma metodologia única no país que nós desenvolvemos”, disse.
Segundo ele, o programa apresenta uma linguagem de fácil acesso para os praticantes do muay thai. “Por meio de apostilas, sinais e libras, posso conversar com ele e adaptar o conceito teórico a nossa metodologia e padrão de luta. Pode ser apreendido por qualquer pessoa e é uma verdadeira forma de integração”, explicou Alex. A integração é tanta que em poucos dias de aprendizado o aluno já pode praticar com veteranos que não têm deficiências físicas. “Essa é nossa meta: que ele possa aprender e depois compartilhar esse aprendizado com seus colegas e amigos – com ou sem deficiências”, completou o mestre Paraná.
A lição é apreendida com sucesso, pois Adley deseja ensinar outros deficientes auditivos na prática de arte marcial. “Não esperava aprender tão rápido. O esporte é um meio de inclusão e me sinto apto a treinar como qualquer um. Quando estiver pronto, terei imenso prazer em repassar esse conhecimento para outras pessoas como eu”, disse por meio de texto para a reportagem do Circuito Mato Grosso.
Questionado sobre a distância e as dificuldades para conseguir sair de seu estado e ter que treinar em Cuiabá, ele falou que não se importa: “Queria que fosse mais perto, para poder treinar três vezes por semana. Contudo estou preparando para ir à Tailândia com o mestre Paraná no final do ano e ter um ‘intensivão’ por lá”.
O sonho de conhecer o país é grande e está ganhando forma, assim como suas performances no esporte. “Nós iremos num grupo de sete pessoas, para conhecer e buscar novos conhecimentos na pátria mãe do muay thai. Lá poderemos ver na prática os ensinamentos dados aqui. Além disso, tentaremos buscar mais ferramentas para divulgação do nosso trabalho com os portadores de necessidades especiais”, pontuou o professor. Paraná disse ainda que após alguns anos no país ele pode se aperfeiçoar para trazer os seus conhecimentos para Cuiabá. “Agora é hora de levar os frutos dessa arte aos meus alunos, para conhecer outros lutadores e mestres”.
Além do Thailibras, o professor Alex Paraná é responsável pelos programas: Movimento Thai, para Cadeirantes e Olhos da Alma, para deficientes visuais. Ao todo 20 alunos com necessidades especiais treinam na academia. Para os alunos especiais não são cobradas mensalidades nem taxas de manutenção.