Cidades

Projeto de terceirização da Cepromat é idêntico ao apresentado pela OI

 
Na proposta enviada à Silval e Riva, a empresa detalha as expertises em soluções integradas para a segurança pública que, coincidentemente, são muito semelhantes àquelas que técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) apresentaram em audiência pública acerca do Projeto Estratégico de Modernização Tecnológica – MT Digital. 
 
Detalhes do projeto elaborado pela empresa como dados e formas de implantação chegaram a ser usados em nota de assessoria e na apresentação dos técnicos da Cepromat, inclusive com as mesmas palavras contidas no documento.
 
No projeto enviado pela operadora ao governador e ao deputado, um Programa Estadual de Parceria Público- Privada (PPP), a justificativa era que “a OI vem apresentar o interesse em atender as demandas em Tecnologia de Informação e Comunicação, conforme apresentado pelo governo, como infovia, data center, serviço de atendimento ao público e sala de situação”. À época, a empresa estipulou um montante de 300 milhões de reais para prestar o serviço.
 
Os serviços disponibilizados pelo MT Digital para licitação constam num único lote, isto é, apenas uma empresa será responsável para gerir toda a rede de informações do Estado de Mato Grosso. Estarão disponíveis para o pregão presencial que acontecerá nesta segunda- feira (16/12), toda rede de dados, central de serviços, telefonia IP, DataCenter (armazenamento e processamento) e soluções de TI especificamente para a segurança pública. Esses recursos abrangerão a radiocomunicação digital, comunicação embarcada e monitoramento e a disponibilidade e capilaridade de links para todos os órgãos, ampliação da capacidade de armazenamento e processamento de dados, aperfeiçoamento dos serviços de voz do governo, o atendimento centralizado dos serviços do Estado e o aparelhamento dos equipamentos de segurança pública de forma integrada, atendendo assim às exigências da Fifa no tocante aos jogos da Copa de 2014.
 
Segundo o MT Digital, o projeto tem 60 meses de duração e será dividido em quatro fases visando atender a todos os entes do Poder Executivo estadual na área de TI, com foco, nesta primeira etapa, para os setores de segurança pública, saúde, educação e meio ambiente, áreas prioritárias de atendimento ao cidadão. No projeto apresentado ao governador Silval, a empresa OI destaca, estranhamente, os mesmos setores.
 
Na Edição 465, o Circuito Mato Grosso questionava a licitação do MT Digital pelo Cepromat por incorporar num único lote, ações diversas que poderiam ser fracionadas e, assim, aumentar a competitividade das empresas participantes do pregão presencial. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.