Projeto da Policia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso, De Bem com a Vida, atendeu mais de 26 mil pessoas no ano de 2014. Foram realizadas cerca de 200 atividades desenvolvidas em vários municípios do Estado, 130 palestras, 25 reuniões e 30 ações com objetivo de contribuir com a redução dos índices de criminalidade fomentados pelo consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas.
O projeto visa minimizar o uso de droga lícitas e ilícitas por meio de mobilização social junto a crianças e adolescentes, que por falta de orientação estão mais vulneráveis ao consumo de drogas consideradas lícitas, como o álcool e o cigarro, e as drogas ilícitas, a exemplo da maconha, cocaína e o crack, e todas as situações de risco que envolve usuários.
“A ideia é quanto mais informações os jovens tiverem, menos razões eles terão para consumir bebidas alcoólicas, que além de servir de porta de entrada para outras drogas, também pode causar o desencadeamento de atitudes violentas”, explica o gerente do projeto, investigador de polícia Ademar Torres.
O projeto está alicerçado no artigo 63 inciso I, da Lei de Contravenções Penais que prevê desde 1941, como conduta típica, o ato de servir bebidas para menores de idade, e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que criminalizou o ato de vender, fornecer, ministrar ou entregar à criança ou adolescentes, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, além dos Códigos de Postura dos municípios que regulamentam a fiscalização e autuação de estabelecimentos comerciais.
De janeiro a dezembro de 2014 foram realizadas atividades em Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço (113 km ao Sul), Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte), Cáceres (225 km a Oeste), Alto Araguaia (415 km ao Sul), Sinop (500 km ao Norte), Itaúba (600 km ao Norte), Sorriso (420 km ao Norte),Juina (735 km Noroeste), Poconé (104 km ao Sul) e Pontes e Lacerda (448 km a Oeste). (com assessoria)