Cidades

Projeto de jiu-jitsu da Rotam melhora convivência de crianças e realiza visitas sociais

As crianças do projeto social Jiu-Jitsu ROTAM – Formando Cidadãos ajuda 60 crianças a melhorarem autoestima, condicionamento físico e até a vencer o bullying por meio de disciplina e noção social proporcionadas pelo esporte. Para entrar no clima da chegada da Copa do Mundo, realizaram uma ação social no Goiabeiras Shopping, treinaram na Arena Goiabeiras (espaço dedicado ás artes marciais lá dentro) e ganharam cada uma um álbum de figurinhas da Rússia 2018 para completar.

“Foi um dia muito legal e eu gostei muito de ganhar o álbum, pois sempre quis ter e nunca consegui. Também gostei de treinar aqui dentro do shopping. Foi diferente”, disse Charles Cauan, 14 anos, que participa do projeto há dois anos.

O jovem, que sofria bullyng na escola, inclusive com agressões físicas, procurou o projeto com o objetivo de aprender a se defender. “Desde que comecei a lutar eu emagreci, passei a ser mais disciplinado e sou menos estressado. Hoje, a arte marcial é um hobby para mim e quero que esse projeto avance para alcançar mais pessoas, porque ele muda vidas”, disse ele, que sonha em ser delegado e um dia retribuir tudo o que os policiais fazem por ele.

O objetivo de Enzo Bandera, 41 anos, em colocar o filho, Sérgio, de seis anos, no projeto foi também para estimular a disciplina e ainda para poder treinar junto com ele. “Sempre quis treinar com meu filho e o único lugar onde achamos foi lá. É uma alegria fazer parte disso e chegar onde ele chegou: campeão brasileiro”, disse.

O pequeno Sérgio brincou muito no dia de shopping e diz que adora fazer parte do projeto. “Foi muito fácil ganhar em São Paulo e quero continuar lutando para ser alguém na vida. Quero ganhar muitas medalhas e ser famoso”, disse.

Conheça o projeto

Iniciado em 2013, o objetivo do Batalhão ROTAM era beneficiar crianças e adolescentes com o esporte. A modalidade jiu-jitsu foi a escolhida e é ministrada pelos policiais. Em cinco anos, já são mais de 50 competições e 500 medalhas entre Estaduais, Opens, Mundiais e, neste ano o primeiro Campeonato Brasileiro.

Conduzido pelo Cabo Roderick Cardoso e o soldado Victor Paz, o projeto está inscrito na vara de proteção da infância e juventude do estado e município e a expectativa, a partir da ampliação da academia, é começar a atender 500 atletas e prestar cerca de 20 mil atendimentos ao mês. Além das aulas, os alunos também recebem acompanhamento médico, nutricional e psicológico que mudaram vidas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.