Cidades

Projeto de escola de Guiratinga usa o rádio como instrumento de ensino-aprendizagem

A Escola Estadual Luiz Orione, localizada no município de Guiratinga (328 quilômetros ao sul Cuiabá), desenvolve o “Projeto Rádio na Escola”, com a participação de estudantes do ensino fundamental. A ideia inicial do projeto foi fazer do rádio uma ferramenta de acesso ao saber, mas os alunos gostaram tanto da ideia que criaram uma redação no estúdio.

Conforme o projeto, os alunos são os responsáveis pela organização das pautas da programação, que ocorre uma vez por semana durante o intervalo das aulas e com duração de 20 minutos.

Durante a programação, são tratados diversos assuntos, destacando a prestação de serviço, como educação no trânsito, histórico do Estado de Mato Grosso, alimentação, entrevistas, textos e poemas, elaborados pelos próprios alunos, ao entretenimento com os horóscopos e músicas a pedido do ouvinte.

“O interessante é que a cada semana um aluno fica responsável por elaborar sua respectiva pauta, de forma que haja revezamento e todos tenham a oportunidade de participar. Assim, a ferramenta rádio vem integrando o ensino-aprendizagem proposto pela instituição de forma instrutiva e principalmente interativa”, explica o coordenador pedagógico Natal Vieira da Silva.

A responsável pelo projeto, Laura Angélica da Silva Baldoino, explica que para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas pesquisas de campo na rádio local com a ideia de aprimorar o aprendizado dos alunos.

Dessa forma, os alunos tiveram acesso ao estúdio de gravação, bem como obtiveram conhecimento dos equipamentos necessários para produzir programas jornalísticos de uma emissora de rádio. A partir desse trabalho, os alunos traçaram o foco do projeto. 

Após a experiência “in loco”, os estudantes retornaram para a sala de aula e colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos, correlacionando-os as disciplinas da grade curricular.

Laura Angélica acrescenta que, entre os objetivos propostos, destaca-se a importância da rádio como instrumento de escola cidadã, as habilidades comunicacionais que eles irão adquirir. “Soma-se a isso, a instigação na formação de repórteres juvenis e utilizar do rádio como um instrumento eficaz de ensino”, destaca.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.