A Escola Estadual Luiz Orione, localizada no município de Guiratinga (328 quilômetros ao sul Cuiabá), desenvolve o “Projeto Rádio na Escola”, com a participação de estudantes do ensino fundamental. A ideia inicial do projeto foi fazer do rádio uma ferramenta de acesso ao saber, mas os alunos gostaram tanto da ideia que criaram uma redação no estúdio.
Conforme o projeto, os alunos são os responsáveis pela organização das pautas da programação, que ocorre uma vez por semana durante o intervalo das aulas e com duração de 20 minutos.
Durante a programação, são tratados diversos assuntos, destacando a prestação de serviço, como educação no trânsito, histórico do Estado de Mato Grosso, alimentação, entrevistas, textos e poemas, elaborados pelos próprios alunos, ao entretenimento com os horóscopos e músicas a pedido do ouvinte.
“O interessante é que a cada semana um aluno fica responsável por elaborar sua respectiva pauta, de forma que haja revezamento e todos tenham a oportunidade de participar. Assim, a ferramenta rádio vem integrando o ensino-aprendizagem proposto pela instituição de forma instrutiva e principalmente interativa”, explica o coordenador pedagógico Natal Vieira da Silva.
A responsável pelo projeto, Laura Angélica da Silva Baldoino, explica que para o desenvolvimento do projeto, foram realizadas pesquisas de campo na rádio local com a ideia de aprimorar o aprendizado dos alunos.
Dessa forma, os alunos tiveram acesso ao estúdio de gravação, bem como obtiveram conhecimento dos equipamentos necessários para produzir programas jornalísticos de uma emissora de rádio. A partir desse trabalho, os alunos traçaram o foco do projeto.
Após a experiência “in loco”, os estudantes retornaram para a sala de aula e colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos, correlacionando-os as disciplinas da grade curricular.
Laura Angélica acrescenta que, entre os objetivos propostos, destaca-se a importância da rádio como instrumento de escola cidadã, as habilidades comunicacionais que eles irão adquirir. “Soma-se a isso, a instigação na formação de repórteres juvenis e utilizar do rádio como um instrumento eficaz de ensino”, destaca.