Política

Projeto de antecipar eleições diretas tem chances remotas de avançar

Folhapress

Planos da oposição de votar a PEC de Miro Teixeira na CCJ da Câmara podem ser frustrados. A PEC de Miro Teixeira (Rede-RJ) sugere que sejam convocadas eleições diretas para presidente em caso de vacância do cargo em até seis meses antes do fim do mandato.

A proposta altera a Constituição, que diz que sejam convocadas eleições indiretas para presidente caso o cargo fique vago depois de decorridos dois anos do mandato, o que seria o caso se o presidente Temer decidir renunciar ou sofrer impeachment.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) reconhece a possibilidade remota de ter convocação para a comissão nesta quinta. Mesmo que haja sessão, é provável que não haja quórum para votar a PEC. A maioria dos parlamentares da comissão é do PMDB ou de partidos aliados.

Muitos deputados deixaram Brasília nesta quinta e voltaram para seus estados de origem. Na quarta-feira (17), a oposição havia se articulado para pressionar a entrada da PEC na pauta em regime de urgência. Só após passar pela CCJ que a matéria pode ser apreciada no plenário da Câmara. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões