Cidades

Proibido trânsito de animais e feiras agropecuárias para controle da estomatite

 
Dentre as ações, a Portaria 004/2014 proíbe o trânsito e transporte de animais ou realização de eventos com maior potencialidade de disseminação da enfermidade como feiras agropecuárias, rodeios e provas de laço. Além de Castanheira – onde 136 propriedades estão interditadas pelo Indea – é considerada área de maior risco a composta pelos municípios de Juina, Aripuanã e Juruena.
 
 
Dividida em três capítulos, a portaria estabelece que as Guias de Trânsito Animal (GTA) com origem em propriedade rural pertencente a município atingido, só poderá ser emitida pela Unidade Local de Execução do mesmo município, mediante comprovação da efetiva execução das ações de mitigação de risco estabelecidas.
 
A portaria também proíbe o trânsito a pé de animais originários ou em passagem pelo município afetado e também a destinação dos animais de Castanheira  para outros estados, evento agropecuário ou local de aglomeração.
 
“O egresso de animais de município atingido, para qualquer finalidade, exceto abate, fica condicionado à solicitação prévia, com antecedência mínima de 72 horas, inspeção clínica de todos os animais suscetíveis da propriedade para comprovar a ausência da doença e determinar a realização de quarentena de 21 dias dos animais a serem transportados”, estabelece a portaria.
 
Uma vez detectados animais sintomáticos no decorrer das atividades de vigilância, se desencadeará de imediato a interdição do recinto ou propriedade rural e as medidas de mitigação de risco estabelecidas para a enfermidade.
 
A portaria completa está publicada na edição do Diário Oficial de Mato Grosso com data de 30/07/2014 e disponibilizada hoje no portal da Iomat.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.