Cidades DESTAQUE 4

Programa reúne parceiros para apoiar pequenos negócios do estado em busca do mercado internacional

Como incentivador do comércio internacional para o empreendedorismo mato-grossense, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) já deu o pontapé inicial nas ações voltadas ao Programa de Internacionalização 2024, ao reunir nesta quarta-feira (20.03), instituições parceiras para a garantir que as iniciativas atendam às necessidades e demandas dos empresários locais, bem como aos requisitos complexos do comércio internacional.

O Sebrae Mato Grosso é referência no fomento dos pequenos empresários ao comércio exterior e aderiu ao programa que integra a estratégia nacional do Sistema Sebrae e junto à instituições que fomentam a internacionalização de pequenos negócios no Brasil, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) , Apex Brasil e outros.

O encontro faz parte do desenvolvimento das parcerias estratégicas, que reconhecem a importância de envolver diversas entidades e organizações no processo de internacionalização das empresas de Mato Grosso. O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca entre as estratégias já adotadas, o apoio à certificação de produtos e a promoção da exportação de produtos industrializados. Além disso, ele também ressalta a importância da facilitação de acesso a mercados internacionais.

“O estado de Mato Grosso já é um grande exportador e isso movimenta não apenas a economia dos municípios, mas uma atividade produtiva do estado, e o comércio internacional oferece oportunidades adicionais de negócios. O Sebrae/MT apoia a certificação de produtos locais, como alimentos e serviços, por exemplo, para acesso a mercados internacionais, a exportação de produtos industrializados, e ainda incentivamos as empresas a se estabelecerem no estado e aproveitarem os benefícios fiscais. Temos exemplos de sucesso que incluem empresas que exportam guaraná e produtos de panificação para os Estados Unidos, que é um incentivo para diversos modelos de negócio que se implantam aqui no estado”, ressalta o diretor.

No workshop ‘Programa de Internacionalização 2024’ realizado pela manhã, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), foram apresentadas soluções personalizadas para ajudar às micro e pequenas empresas a se reposicionar no mercado local, nacional e internacional e que desejam acessar o mercado estrangeiro, para promover a competitividade.

Conforme explica o gestor Estadual de Internacionalização do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, serão realizadas diversas ações para atender aos empreendedores, entre elas o Meeting Comex, ação que se inicia a partir deste mês em todas as agências do Sebrae/MT, além disso, estão previstos: webinars, workshops, rodadas de negócios, missões técnicas nacionais e internacionais e o Fórum Sebrae.

“O foco é o incentivo aos empresários locais que se envolvem mais nas operações de exportação e importação, buscando melhorar sua competitividade. As iniciativas incluem diversos encontros empresariais, rodadas de negócios com compradores internacionais e um Fórum no final do ano para apresentar os resultados e destacar a visão de pequenos negócios no comércio internacional”, completa Mirael.

Na reunião estiveram presentes representantes doso Correios, Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso), FIEMT (Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso), Câmara do Comércio Brasil Paraguai, UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e Sedec-MT (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso).

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.