A geração de renda familiar e valorização das mulheres das comunidades são os principais objetivos do projeto, que é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).
Os cursos de capacitação profissional terão início na primeira quinzena de abril com aulas nas próprias comunidades e previsão de término entre maio e junho com a realização de uma grande feira para exposição dos materiais produzidos ao longo do curso. “São cursos rápidos, realizados nas próprias comunidades, com o propósito de garantir a ampliação da renda familiar e promover a valorização das mulheres mato-grossenses”, explicou Dalva Couto, secretária-adjunta da Setas-MT. Sua fala é endossada por relatos das muitas mulheres participantes e que confirmam que o projeto está transformando a vida das famílias de baixa renda.
“Mesmo antes de terminar o curso de produção de bolos de festa, eu já estava pegando pedidos para aniversários e festas de casamento. E agora, com a renda gerada nessas primeiras vendas, meu pequeno negócio está expandindo e em breve terei que contratar uma ajudante”, relatou Benedita Paixão de Almeida, moradora do bairro Altos da Serra, participante da primeira etapa do Mulheres Empreendoras em Cuiabá.
Entre os cursos ofertados pelo programa estão o de decoração para festas, bordado em tecido, confecção de peças decorativas, cabeleireiro (corte e escova), manicure e pedicure, patch aplique, confecção de doces artesanais, entre outros. Os cursos são realizados nos próprios bairros, assim, o acesso à capacitação é facilitado, além de valorizar as comunidades.
O Mulheres Empreendedoras foi criado em 2012 pela primeira-dama e secretária, Roseli Barbosa. Na ocasião, mais de 1.300 pessoas foram qualificadas em mais de 30 bairros de Cuiabá. O sucesso do projeto, levou à expansão do programa para Várzea Grande, beneficiando cerca de 65 bairros da Cidade Industrial este ano.
Fonte: Secom MT