Com cada vez mais empresas cortando custos por causa da incertezas da economia, a valorização dos executivos de vendas que buscam alcançar metas agressivas junto às demais equipes da companhia será a tendência para 2016, segundo o Guia Salarial da Robert Half.
Sem exigir formação específica, na área de vendas destacam-se os profissionais que possuam carteira de clientes consolidada, apresentem alta performance e foco real na melhoria dos resultados e na oferta de soluções completas para o cliente. Essa alta exigência é resultado da falta de tempo da empresa para oferecer treinamentos ou esperar que o colaborador construa uma rede de relacionamentos. Ter inglês fluente, perfil hands-on, perfil consultivo e atitude empreendedora compõem a lista de características mais valorizadas.
"Os profissionais valorizados são aqueles capazes de gerar novos negócios e reter os existentes, além da capacidade de negociação e habilidade de pressionar fornecedores por melhores custos e entregas", diz Adriana Cambiaghi, diretora associada da Robert Half.
Segundo o Guia Salarial, a maior demanda será pelos pelos cargos de diretor comercial, gerente de vendas, key account, executivo de vendas e trade marketing, nos setores de serviços, tecnologia, telecom, varejo e bens de consumo.
Em relação ao pacote de remuneração, as empresas tendem a focar mais na variável, como forma de reconhecer resultados. A fluência no idioma inglês deve ser um ponto de atenção aos profissionais que desejam ocupar posições estratégicas em multinacionais ou empresas locais com conexões globais.
Já o departamento marketing deve perceber mais os impactos do cenário desafiador de 2016 e passar por reestruturação, com eliminação de alguns postos e acúmulo de funções pelos remanescentes. Apesar disso, as empresas estão dispostas a negociar com profissionais de alta performance, especialmente para cargos executivos.
Quanto à remuneração, a maior valorização apontada pelo Guia Salarial da Robert Half é para o cargo de gerente geral de marketing e vendas, em pequena e média empresa. A previsão é de incremento de 16,7% para 2016 e variação entre R$ 25 mil e R$ 80 mil, em empresas de pequeno e médio porte.
Vagas
Os especialistas da Robert Half ressaltam que sempre vão existir oportunidades no mercado de trabalho. Em cenários positivos as companhias se expandem. Em momentos mais difíceis, as empresas passam por reestruturações. Dessa forma, os profissionais devem focar os esforços em se qualificar para a vaga pretendida, com o objetivo de se destacar entre os candidatos que a almejam. Lembrando que o inglês fluente ainda é uma grande deficiência no mercado.
Fonte: G1