Nacional

Profissionais da saúde levam caixões à Esplanada em defesa do SUS

Manifestantes ligados ao Conselho Nacional de Saúde se reuniram em protesto na manhã desta quarta-feira (7) em defesa do Sistema Único de Saúde e contra o limite de gastos imposto pelo governo federal com a PEC 55.

Os manifestantes se reuniram na Catedral de Brasília por volta das 11h e marcharam até a frente do Congresso Nacional. Três faixas do Eixo Monumental foram interditadas. Às 11h50 eles liberaram a pista, mas uma faixa permanecia ocupada por taxistas estacionados no local desde a noite de segunda-feira (5). A Polícia Militar organizou o trânsito no local.

Participaram do ato médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da saúde. Eles levaram 27 caixões em alusão ao que eles chamam de "morte do SUS". Havia também faixas pedindo "mais recursos para fortalecer o Sistema Único de Saúde".

Nos discursos, representantes das categorias pediram ainda a saída do presidente Michel Temer e se declararam contrários à PEC 55. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, havia representantes de todos os estados do país.

"O ato é em favor do SUS, da democracia e da seguridade social. Nós fazemos aqui um enterro simbólico para mostrar à população brasileira que a economia e o que está diretamente ligado ao direito do povo pode gerar tragédias", disse o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus