O treinamento teve início na manhã desta segunda-feira (11) e prossegue até quarta (13) com aulas sobre controle da alimentação, atividades físicas e de lazer.
Lenir Gavilan – gerente do programa no município – explica que a meta é unir as ações das equipes da saúde e da educação nas ações de combate a males como a obesidade e a diabetes entre crianças e adolescentes e promover mais qualidade de vida para a juventude. “Nossa proposta com a capacitação é levar os trabalhadores da saúde e da educação a falarem a mesma linguagem e trabalharem juntos para desenvolver o bem-estar físico do aluno”, esclarece.
A primeira ação foi a apresentação do Programa Saúde na Escola e do Projeto Pró-Saúde feitas pelo professor mestre Aristides José da Silva Júnior e a gerente Lenir Gavilan, no período da manhã, no Campus da UFMT. Depois o coordenador do curso de Educação Física da Unic Rondonópolis, professor mestre Alexandre Gomes Mussato, orientou os profissionais sobre como desenvolver atividades físicas e de lazer com os alunos. O enfermeiro Lourenço Ribeiro da Cruz Neto falou sobre a hanseníase.
Nesta terça-feira (12), o curso prossegue com aulas sobre educação especial, ministrada pela fonoaudióloga Silvia Raposo de Medeiros Munhoz. Em seguida os participantes recebem informações sobre o controle alimentar da nutricionista Elba Maria Ferreira de Brito. A partir das 13 horas acontece a discussão sobre o processo de coleta de sangue para o teste do pezinho, com a coordenação da mestranda em Saúde Coletiva, Késia Marisla Rodrigues da Paz. O biólogo especialista Vinicius Hipólito Lopes Resende fala sobre traigem neonatal.
Na manhã da quarta-feira (13) os profissionais vão conhecer melhor o Programa Olhar Brasil que cuida da boa visão dos alunos de baixa renda. A endocrinopediatra Ana Cláudia Amaral traz esclarecimentos sobre a diabetes na infância e na adolescência, a partir das 13 horas. Em seguida a enfermeira Kelly Laura Lima Pinto fala sobre o programa de combate a diabtes e a hipertensão arterial desenvolvido no município.
FONTE: PrimeiraHora | ASCOM/PREFEITURA