Cidades

Professores dão orientações a estudantes que farão prova do Enem domingo; confira

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizada no próximo domingo (13) em todo o país. Estudantes terão que responder questões de ciências humanas, linguagens e códigos e desenvolver a redação. A reportagem conversou com dois professores que passaram dicas para os estudantes que irão fazer o exame.

Faltando poucos dias para o a primeira prova, o professor Frankes Márcio Batista Siqueira, 48, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, campus Bela Vista, destaca que é importante fazer uma revisão de todo conteúdo já estudado, mas sem exagero para evitar cansaço e estresse pois é recomendado um descanso maior para que haja um bom desempenho.  

"Como a prova do ENEM é bem extensa, o estudante pode fazer a revisão de duas a três disciplinas a cada dia com os principais assuntos", destacou o educador.

O mais temido conteúdo pelos candidatos é a redação. O tema só é revelado no momento de abertura dos cadernos. É preciso construir um texto dissertativo, argumentativo de 30 linhas tendo como base o tema proposto. O professor Frankes Márcio pontua que o candidato que se propõe a fazer o exame, deve ter conhecimento em diversos assuntos.

"Tem que estar antenado nos principais eventos sociais, econômicos, naturais e ambientais. Tanto no contexto brasileiro como internacional", orienta.

Sidney Farina é professor e proprietário da Escola do Farina em Cuiabá. Ele destaca que é importante que os candidatos façam levantamento dos assuntos que são mais costumeiros cair nas questões do exame e estudar em cima das temáticas.

Para redação, Sidney Farina destaca que o candidato deve ser simples e objetivo na escrita. "Deve evitar palavras difíceis que as vezes pode acabar usando termos errados. Tem que ser o simples e objetivo possível", afirmou. Ele também alerta que é importante ler e reler com bastante atenção os textos de apoio pois ajuda a construir melhor na construção do texto e ficar atento a alguns detalhes mininos como referenciar uma citação que são particularidades que podem descontar na pontuação.

 

Manter a calma e não se estressar também é outra dica que Sidney Farina passa aos estudantes que irão fazer a prova do Enem.

 

É importante que o candidato faça leituras constantes de revistas, jornais, livros etc. pois acrescenta bastante no conhecimento sobre diversos assuntos e possibilita ter uma maior facilidade no desenvolver da redação.

Confira aqui outras dicas dos professores;

01 – Dormir cedo e descansar bastante

A preparação do candidato deve começar alguns dias antes. É importante que o aluno faça revisão do conteúdo, mas sem exagero. Descansar é necessário para estar completamente bem no dia da prova.

02 – Alimentação adequada

O candidato deve fazer uma boa alimentação para estar bem fisicamente, já que  alimentação irregular pode causar problemas de saúde e prejudicar no desenvolvimento do exame.

03 – Evitar consumo de bebida alcoólica

É dispensável que o candidato não consuma bebidas alcoólicas, principalmente, no dia antes da prova.

04 – Levar alimentação leve

A prova do Enem é extensa e cansativa, por isso é importante que o candidato leve para a sala de exame alimentos leves e líquidos, como água e suco. Não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas.

05 – Chegar cedo

É importante que o candidato chegue cedo e conheça a sua sala de realização do exame. Muitas pessoas farão a prova e isso pode ocasionar um atraso.  

A prova é a oportunidade do estudante conseguir vaga em cursos de graduação em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou em instituições privadas pelo Financiamento Estudantil (FIES).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.