Os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decidiram, em assembleia geral simultânea nos 14 campus da institiuição, encerrar a greve no início da noite desta quinta-feira (04) após mais de 60 dias de paralisação.
Foram 279 votos pela suspensão, 165 pela manutenção, 27 abstenções de um total de 470 docentes. A tarefa agora é definir o calendário de retorno das aulas. "Quem estiver viajando, prepare-se para o retorno", avisam os professores pelos grupos de WattsApp.
Os profissionais técnicos da Unemat já haviam decidido pelo fim do movimento na tarde de segunda-feira (01). Votaram pela suspensão 66,03% dos presentes, enquanto 24,72% votaram pela manutenção e 9,23% de abstenções.
O fim da paralização foi decidido após a apreciação pelos servidores pelo avanço no sentido da judicialização do parcelamento da Revisão Geral Anual (RGA) e falta de retroatividade no pagamento desta (impostos pela Lei 10.410 de 30/06/2016).
Os servidores decidiram também aceitar o cronograma do concurso público proposto pelo Governo para suprir a carência de servidores. Concordaram, ainda, com a garantia apresentada pelo Governo de apresentar a Assembleia Legislativa projeto de minuta de lei de aproveitamento de serviço, quando o Estado se enquadrar nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.