Cidades

Professores da rede estadual deflagram greve geral a partir do dia 27 por aumento salarial

Professores da rede estadual em Mato Grosso aprovaram, nesta segunda-feira (20) a deflagração de greve por tempo indeterminado em cobrança ao cumprimento de negociação salarial. A greve, que inicia na próxima segunda (27), foi aprovada por 80% dos 105 municípios com representação do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público).

Os docentes cobram a aplicação do plano de dobra do poder compra de 7,69%. O aumento está em lei homologada em 2013. Conforme o professor Henrique Nascimento, membro da diretoria do Sintep, a dobra foi negociada como mecanismo para equivaler o salário dos profissionais da educação ao ganho dos servidores de outras categorias e vale por dez anos.

“Historicamente, os profissionais da educação têm o menor salário do funcionalismo público, e essa lei de dobra do poder de compra serve para tentar reduzir essa diferença. Ela vinha sendo aplicada precariamente no governo de Pedro Taques (2014-2018), e o governo Mauro Mendes disse, na semana passada, que não tem condições financeiras para aplicação. Mas, tem sim”.

Ele explica que o acordo é diferente da RGA (Revisão Geral Anual), aplicada para a reposição inflacionária a cada fim de ano, índice que seria de 3,41% em 2019. “A RGA trava aplicação do acordo do poder de compra porque ela serve justamente para fazer a reposição inflacionária. A dobra seria o aumento, mas se não houve revisão salarial, a dobra não tem o efeito para o qual foi criada”.

A reportagem procurou o secretário de Comunicação, Mauro Camargo, para comentar a decisão dos professores e foi informada pela assessoria de imprensa que não haverá manifestação do governo por agora.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.