Cidades

Professores compartilham projetos de química e deixam alunos empolgados

Cerca de 40 alunos do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais Oscar Soares, localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte), e Francisco Saldanha Neto, de Tabaporã (a 643 quilômetros a médio-norte), participam de um projeto que envolve experimentos químicos cujo foco é auxiliar no aperfeiçoamento do conteúdo através da prática.

Para a estudante Vitória Camile Geraldo, do 9º ano, da EE Francisco Saldanha, o projeto foi positivo, pois ela e os colegas aprenderam coisas novas. “Muito incrível essas aulas, pois aprendemos novos conteúdos. Adorei os alunos da outra escola interagindo conosco, pois aprendemos conversando, brincando. É bom que ocorra mais vezes”, comemora.

Segundo os professores Luiz Eduardo de Juara e Cleiton Alves, foram realizados alguns experimentos simples, mas de grande apelo visual, como sopro mágico, água furiosa, pasta de dente de elefante, sangue do diabo, além de reações sobre ácido e base e demonstração de uma destilação simples.

No entendimento dos professores, ficou notória a importância dessas atividades experimentais no ensino de química como forma de contextualizar os conteúdos e facilitar a aprendizagem.

“É muito importante para que sejam incorporadas tais práticas com mais frequência no processo de ensino de química, pois o intuito é superar ou pelo menos minimizar as dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos estudantes em compreender os fenômenos químicos”, assinalam.

Cleiton Alves explica que a ideia surgiu após uma troca de informações com seu colega Luiz Eduardo que topou viajar 145 quilômetros de Juara até Tabaporã para apresentar o projeto. “Como o resultado foi altamente positivo, com certeza, vamos planejar novos projetos na área de química”, assegura.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.