Nacional

Professora leciona embaixo de árvore para fugir do calor

Professora organiza aulas embaixo de árvore para fugir do calor em sala (Foto: Arquivo pessoal)

Incomodada com o forte calor que castiga Goiânia nos últimos dias, a professora Stellamaris Mendes de Campos resolveu inovar na forma de dar aulas. De duas a três vezes na semana, ela reúne a turma da 4ª série, deixa a sala e segue para debaixo de uma árvore no pátio da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Araújo de Freitas, no Setor Parque Atheneu, onde leciona as matérias.

A pedagoga conta que teve a ideia há cerca de dois meses e teve a autorização e o apoio da direção na iniciativa. "A sala está muito quente, o calor está demais. Aí pensei nesse método. As crianças também gostam e ficam muito felizes. Conseguimos unir o útil ao agradável", disse ao G1.

Na sombra, os estudantes – que têm entre 9 e 10 anos – conseguem fugir das altas temperaturas que atingem a capital. No último sábado (17), os termômetros registraram 40,4ºC, o maior índice já anotado pelo órgão desde que as medições começaram a ser feitas na capital, em 1937.

Adequação
Stellamaris explica que fez algumas adequações para que os alunos pudessem se manter atentos à aula ao ar livre. Diante da situação, ela criou um método para aproveitar o novo ambiente como parte da aula.

"É muito interessante. Tento usar o espaço como forma de mostrar o conteúdo. Na aula de geografia, por exemplo, ensino os pontos cardeais mostrando exatamente onde o sol nasce e se põe. Para ensinar tabuada, faço uma brincadeira ligada à reciclagem", salienta.

De acordo com a docente, as crianças estão adorando o novo método e até mesmo outras professoras já estudam usar a mesma alternativa. "O importante é difundir novas atividades, mesmo que não seja só pelo calor, mas para incentivar as crianças a aprenderem", pontua.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus