A professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, que chamou um aluno,14 anos, de "macaco" durante uma discussão dentro da sala de aula na última segunda-feira (21) presta depoimento na 72ª DP (São Gonçalo), na tarde desta segunda-feira(26).
Nádia Restum chegou à delegacia acompanhada dos advogados e não quis conversar com os jornalistas. Um dos advogados disse ao G1 que ela está afastada das suas atividades profissionais e passando por tratamento médico.
A docente teria ficado irritada com atitudes do aluno negro, de 14 anos, e o ofendeu com a frase "Você olha para o seu rabo, seu macaco". Vídeos com imagens da discussão foram gravados por outros alunos do Instituto, como mostra o vídeo acima, exibido pela Globonews.
Ao saber do caso, a mãe do aluno chamou a Polícia Militar e, em seguida, prestou queixa por injúria racial na 72ªDP (São Gonçalo). A polícia civil confirmou a ocorrência e disse que um procedimento foi instaurado para apurar crime de injúria por preconceito.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que a professora responderá sindicância. "Por determinação do secretário de Estado de Educação, a professora foi afastada imediatamente de suas funções e passará a responder sindicância. A Seeduc ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação".
Fonte: G1