Ele morreu pela manhã, aos 103 anos, de causas naturais, e fez parte da UFMT antes mesmo de sua fundação, em 10 de dezembro de 1970. Figueiredo deixou 6 filhos, 18 netos e 29 bisnetos. Foi professor do curso de Letras parte do antigo Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), criado em 1967. Conforme a professora Maria de Jesus das Dores Alves Carvalho Patatas, diretora do Instituto de Linguagens, Figueiredo era um excelente professor e viveu intensamente a universidade durante quase 50 anos de magistério.
“Tive o prazer de ser sua aluna durante os anos 80 e posso dizer que ele era um professor fantástico, o melhor professor de Língua Portuguesa que a UFMT já teve. As aulas dele eram divertidas e muito didáticas pois sempre relacionava os conteúdos à outras disciplinas'', contou Patatas ao site G1.
Em dezembro de 2010, durante as comemorações dos 40 anos da UFMT, Benedito Figueiredo recebeu o título de professor emérito. Ele foi indicado pelo colegiado do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagens (IL).
Fonte: Agência da Notícia