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Produtos se mantem por quatro anos em ranking de reclamações

Foto: Ahmad Jarrah 

Desde 2013, que a área “Produtos” do Procon Estadual, manteve-se em primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso. No último Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2016, o resultado manteve-se porque o órgão adota a Abertura Direta de Reclamações em caso de produto com mais de 30 dias na assistência técnica.

Essa repetição também acontece por produtos na garantia com duas ou mais ordem de serviços e também casos de problemas com produtos essenciais, como geladeira, freezer, fogão e outros.

Em 2016, o Procon Mato Grosso totalizou 23.823 atendimentos. Deste total, 14,5%, ou seja, 3.459 são classificadas como reclamações fundamentadas. Do total de reclamações fundamentadas, 3.201 (92,5%) são reclamações fundamentadas atendidas (que foram solucionadas pelo fornecedor) e 258 (7,5%) são reclamações fundamentadas não atendidas (que não foram resolvidas pelo fornecedor).

Conhecer os dados do Cadastro, explica a superintendente Gisela Simona Viana, é uma forma de analisar quais fornecedores são reclamados junto ao Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores. “Essa informação pode ser decisiva no momento de comprar novos produtos ou contratar serviços no mercado de consumo”, salienta.

É necessário destacar, no entanto, que embora a área 'Produtos' continue em primeiro lugar no ranking, a diferença para a segunda colocada, que foi a área 'Serviços Essenciais', é mínima: 'Produtos' tem 40,5% das reclamações fundamentadas, enquanto 'Serviços Essenciais' têm 39,7%.

No ranking por área, em terceiro lugar aparece 'Assuntos Financeiros', com 9,5% das reclamações; em quarto lugar, 'Serviços Privados', com 8,3% das reclamações; em quinto lugar a área 'Saúde', com 1,0% das reclamações; em sexto lugar 'Habitação', com 0,8% das reclamações; e em sétimo lugar a área 'Alimentos', com 0,2% das reclamações registradas.

Fornecedores mais reclamados

Em primeiro lugar do ranking de Fornecedores mais reclamados ficou a 'CAB Cuiabá S/A-Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto'; em segundo a 'Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia'; em terceiro a 'Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA'; em quarto lugar a 'Americel S/A'; em quinto lugar 'Dismobras Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA'; em sexto lugar a 'Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA'; em sétimo o grupo 'Casas Bahia Comercial LTDA'; em oitavo lugar a 'Sony Ericsson Mobile Communications do Brasil LTDA'; em nono lugar a 'Claro S.A.' e em décimo lugar a 'Caixa Econômica Federal'.

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, em primeiro lugar está a 'Caixa Econômica Federal'; em segundo lugar 'Sky Brasil Serviços S/A'; em terceiro lugar a 'Claro S.A'; em quarto lugar a 'Motorola Industrial LTDA'; em quinto lugar as 'Casas Bahia'; em sexto lugar 'Dismobras Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA'; em sétimo lugar 'Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA'; em oitavo lugar 'Lojas Americanas S.A.'; em nono lugar a 'Energisa Mato Grosso' e em décimo lugar a 'Sony Ericsson Mobile Communications do Brasil LTDA'.

Confira, abaixo, a relação dos problemas mais reclamados:

1) Cobrança indevida/Abusiva: 1.431

2) Produto com vício: 907

3) Garantia (abrangência, cobertura, etc): 280

4) Vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio: 110

5) Não entrega/demora na entrega do produto: 45

6) Recusa injustificada em prestar serviço: 45

7) Defeito/risco à saúde e segurança: 37

8) Reajuste abusivo (preço, taxa, mensalidade, etc): 37

9) Contrato (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, etc): 33

10) Venda enganosa: 32

O que é?

O Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2016 é um documento que reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01/01/2016 a 31/12/2016 e poderá ser consultado na íntegra no site do Procon-MT ou nos balcões de atendimento do órgão de defesa do consumidor.

Integram o documento as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 09h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Com Assessoria 

Catia Alves

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