Quatro instituições de Cuiabá foram beneficiadas com a doação de 600 unidades de hortaliças colhidas da horta orgânica do Pantanal Shopping. Na última sexta-feira (24.04), o Abrigo Bom Jesus, a Associação de Acolhimento às Famílias Carentes, Obras Sociais Ubuntu e Associação de Amigos das Crianças com Câncer (AACC), que ficam próximas ao empreendimento, receberam a doação das verduras. A horta orgânica mantida pelo centro de compras produz cerca de 1,2 mil unidades por mês, cuja produção é consumida pelos colaboradores e lojistas, e que agora também é destinada à comunidade.
Esta foi mais uma ação de solidariedade do Pantanal Shopping para atenuar os efeitos do novo coronavírus (Covid-19) sobre o dia a dia de algumas instituições cuiabanas. Outras duas entidades foram beneficiadas com a doação de 200 cestas básicas, equivalente a três toneladas, há duas semanas, quando o shopping aderiu a uma iniciativa da cantora Marília Mendonça. Parte dos alimentos também foi doada a músicos e ao bazar “Vem Ser Mais Solidário”, coordenado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, na Capital e Rondonópolis. A artista realizou uma live em seu canal no YouTube e mobilizou parceiros em vários estados para arrecadar alimentos, doados ao projeto Sesc Mesa Brasil.
“O Pantanal Shopping está atento às necessidades das comunidades do seu entorno. Apesar de o empreendimento estar com suas atividades suspensas ao público atendendo decreto municipal, a produção na horta foi continuada e chegou o momento de colher. E nada melhor do que destinarmos essa produção às comunidades vizinhas”, comenta a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa.
Uma das instituições beneficiadas foi a recém-constituída Associação de Acolhimento às Famílias Carentes. A voluntária Jeniffer Ribeiro, conta que a doação chegou em boa hora a ajudou nas refeições servidas a 19 pessoas abrigadas na casa, sendo 14 adultos e 5 crianças. A associação está funcionando há cerca de um mês e acolheu famílias venezuelanas que estavam vivendo em frente à rodoviária de Cuiabá. “Agora elas estão abrigadas na associação, que funciona em uma casa no bairro Parque Cuiabá. Além dessas pessoas, a doação do Pantanal ajudou a alimentar outras famílias carentes da região, para quem doamos uma parte das hortaliças que recebemos do shopping”.
Produção de hortaliças
A horta orgânica é uma das atividades desenvolvidas pelo Pantanal Shopping dentro do Projeto Sustentabilidade Transforma. É cultivada em uma área de 97,35 metros quadrados, com uma produção mensal de cerca de 1,2 mil unidades de verduras e hortaliças , entre elas alface, alface roxo, coentro, salsa, cebolinha, rúcula, pimenta, tomate, couve, pepino, pimenta-de-cheiro, berinjela, hortelã, cenoura, alface-americana, capim-cidreira, jiló e maracujá.
A horta foi construída com materiais inutilizados pelo shopping e que foram reaproveitados, como cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras dos corredores do shopping e resto de tubulações. Toda produção é destinada aos colaboradores do shopping e lojistas que ajudam cedendo mudas para o replantio, caso de restaurantes, que doam mudas de cebolinha. Ainda uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do estabelecimento, que passam pelo processo de compostagem, servindo de adubo para a horta orgânica.