Mato Grosso deve ter um crescimento estimado de 6% na produção de grãos na safra de 2022 se comparado com o ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é que no país neste ano sejam produzidos 271 milhões de toneladas.
Mato Grosso é o estado que mais produz milho no país. O cereal é um dos responsáveis por aumentar a estimativa da safra este ano.
O produtor rural Silvano Felipetto tem uma plantação em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Para ele, esse é um dos melhores cenários nos últimos dois anos.
"O agricultor usa a soja pra pagar conta e o milho que sobra ele investe na cidade, dá uma comissão a mais pro funcionário, faz os investimentos que precisa dentro da propriedade, então o dinheiro do milho gira mais na cidade", disse.
O analista de mercado Rodrigo Santos explicou que o tempo foi um dos fatores que ajudou na maior rentabilidade desta safra.
"O estado tem a capacidade produtiva de plantar uma safra de soja e depois plantar o milho. Condições que os principais estados produtores não tem. Isso faz com que o Mato Grosso tenha esse potencia e essa força na produção agrícola”, contou.
O cenário positivo no agronegócio ajuda na geração de empregos. O gerente de uma algodoeira, Gilmar Deliberaes, disse que na propriedade dele em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, o quadro de funcionários sempre aumenta neste período de colheita de algodão.
"Quando acaba a safra a gente vai começar o processo de revisão do equipamento de todo maquinário para estar pronto para a próxima safra e o pessoal que trabalha no pátio fica responsável por embarcar esse produto", explicou.
Segundo a Conab, para a safra de grãos de 2022/2023, que começa a ser plantada em setembro, o aumento da produção nacional deve chegar a 37 milhões de toneladas. Só em soja e milho, a estimativa é de 150 milhões de toneladas.