Cidades

Produção de alimentos, bebidas e biocombustíveis faz agroindústria crescer 3,4%

Produção agroindustrial cresce 3,4% em novembro de 2022 em relação ao mesmo mês do ano anterior, aponta pesquisa mensal da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro) divulgada nesta quarta-feira (18). Esta foi a nona alta consecutiva do indicador. Conforme o levantamento, o desempenho foi puxado pela boa performance do segmento de produtos alimentícios e bebidas, que registrou alta de quase 8%.

Em Mato Grosso, o setor é um dos principais impulsionadores do aumento das atividades, especialmente na produção de carnes, bebidas e biocombustíveis. No acumulado do ano passado, o estado foi na contramão da maioria das unidades federativas e ficou em primeiro lugar no ranking de crescimento da produção industrial.

“Vale ressaltar que a agroindústria deverá encerrar o ano de 2022 com uma variação positiva frente a 2021 (em torno de 1,4%), apesar de o primeiro semestre do ano ter sido bem desconfortável”, ressalta a FGV.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destaca que o avanço do segmento é uma grande oportunidade para a cadeia industrial. “Já temos trabalhado em conjunto com as instituições do agro, ajudando a formar trabalhadores para os setores como agroindústria por meio do Senai, além de outras ações”.

Apesar das turbulências econômicas mundiais, o representante destaca que as expectativas são positivas. “A demanda mundial por alimentos vai continuar crescendo, assim como de combustíveis, então temos como continuar com um cenário positivo de crescimento”.

Por outro lado, o ramo de itens não-alimentícios teve ligeira queda (-1,2%) no volume de produção. Dessa forma, o avanço acumulado no ano da produção agroindustrial é de 1,3%, de janeiro a novembro no comparativo anual.

Segmento ganha mais destaque

Intimamente ligado à questão da sustentabilidade, o setor de agroindústria é um dos focos para acelerar a reindustrialização do país sem abrir mão dos cuidados ambientais. Para isso, o Governo Federal decidiu criar a Secretaria de Economia Verde, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e que atuará em parceria com a pasta de Meio Ambiente.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.