Cidades

Procura-se operador de máquinas agrícolas

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), um operador de máquinas ainda em aprendizagem tem salário inicial de cerca de R$1.200,00. Já um profissional experiente e capacitado chega a ganhar mais de R$8 mil mensais – mais benefícios.

Para os interessados em ingressar no ramo agrícola é importante ficar atento às mudanças tecnológicas e sempre acompanhar os lançamentos dos maquinários, alerta o ex-operador de máquinas Cleiton Pizzolato – atualmente proprietário de um pequeno restaurante a 70 km da cidade de Lucas do Rio Verde.  

“O primeiro problema é ter todos os conhecimentos necessários. Depois que a pessoa já domina a máquina, ela viaja muito, já que são poucos profissionais na área com o conhecimento adequado. O salário é sempre atrativo, mas quando vem um lançamento de máquina o operador tem que correr para se atualizar, se não, fica para trás. Foi assim que acabei saindo do ramo, também porque morava longe dos centros de treinamento, aí ficava muito complicado”, alerta Cleiton ainda avaliando que muitos salários estão ligados a comissões, o que também acaba elevando a carga horária do profissional.

Para a formação de um profissional completo, o Senar montou um curso gratuito de Agricultura de Precisão que tem carga horária de 120 horas e é desenvolvido em módulos: AP para todos – 16h; DGPS – 16h; Piloto Automático – 16h; Semeadora a taxa variável – 16h; Distribuidores a taxa variável – 16h; Autopropelido – NR31 – 24h; Monitor de colheita – 16h. A conclusão dos módulos leva em torno de um mês e meio.

A partir de agosto serão abertas cerca de 180 vagas em diferentes regiões para a formação de mais profissionais da área.

Leia mais…

 

Por Mayla Miranda

Foto: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.