Férias de fim de ano alavanca movimentação em hoteis e pousadas nos principais destinos turísticos de Mato Grosso. Muitos estabelecimentos já estão com reservas esgotadas diante da intensa procura dos clientes, que voltou a crescer após o período mais crítico da pandemia. Além disso, as altas temperaturas do verão tende a aumentar a demanda dos clientes por serviços de hospedagem ou mesmo para curtir um dia de lazer, animando os representantes do setor.
Famosa pelos rios e cachoeiras, Barra do Garças (520 km de Cuiabá) é uma das rotas mais procuradas nessa época. Tanto que quem não fez reservas antecipadas terá dificuldades para conseguir estadia nos albergues.
Na Pousada Dois Rios, as vagas para o período entre Natal e Reveillón já estão esgotadas. “A procura cresceu bastante nas últimas semanas, tanto de pessoas sozinhas, em grupos de amigos ou com a família”, diz Kelly Nascimento, que trabalha como recepcionista da pousada.
Em Chapada dos Guimarães (67 km da Capital), a situação é parecida em função da “invasão” de turistas de outras cidades e estados do país. Conforme Ciliane Ely Kuester, proprietária das pousadas Catarinense e Flor de Chapada, as reservas estão fechadas há mais de quatro meses. Aqueles que pretendem passar alguns dias na cidade durante o Carnaval devem correr contra o tempo, conta. “É só em fevereiro, mas restam pouquíssimas vagas disponíveis”.
Além das suítes e do estacionamento, os hóspedes também têm acesso as áreas de lazer do estabelecimento, como piscina e quiosque com churrasqueira. Ciliane destaca que os preços acessíveis são fundamentais para manter um bom número de clientes durante o ano.
Lotação nos estabelecimentos voltados para hospedagem e também nas chácaras e balneários localizados às margens da MT-251. Esse será o roteiro do engenheiro Rodrigo Bueno. Devido a problemas familiares, o profissional de construções não conseguiu se programar com antecedência. No entanto, ele garante que vai pegar a estrada para curtir um passeio com a família em meio às belezas naturais.
“Depois de um ano cheio de trabalho, essa é sem dúvidas, a melhor maneira para aproveitar e descansar”, finaliza.
Poderia ser melhor
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT), Jair Mariano, enfatiza que o cenário relacionado às vendas de pacotes de hospedagem poderia ser ainda melhor, não fossem as dificuldades financeiras como o aumento expressivo do custo de vida da população.
“A expectativa era de um Natal um pouco melhor na comparação com o que está se concretizando. Estamos confiantes de que a virada de ano traga números melhores, mas, no momento atual, a elevação de preços tem inibido o ímpeto do consumidor”, lamenta.