Data traz forte apelo emocional e que beneficia muito o comércio. No entanto, é preciso evitar ciladas que podem vir das compras por impulso e da pressa, e resultar no comprometimento do presente e do orçamento
Da Redação
O Dia das Mães está chegando, será comemorado no próximo domingo (11), e o Procon de Várzea Grande lança um alerta para as compras de última hora que podem gerar desatenção, por parte consumidor. A pressa pode levar às ciladas.
O Procon de Várzea Grande dá algumas sugestões de como comprar de forma consciente. A pesquisa de preços, com antecedência, pode ser a melhor aliada dos consumidores em épocas de forte apelo comercial, como os Dias das Mães. A pesquisa sobre o presente imaginado vai render uma compra segura e ainda evitar problemas futuros para o consumidor e lojista.
A coordenadora do Procon VG, Carolina Moreira, alerta que mesmo sob o forte apelo comercial do período, os consumidores evitem a “compra por impulso” para que não tenham problemas com a troca do produto, caso seja necessária. “Dependendo da loja, a troca só é efetivada mediante nota fiscal e algumas trocas se dão por falta de qualidade do produto, que poderiam ser evitadas com olhar mais atento, sem impulso e sem pressa”.
Além da compra, o Procon VG chama à atenção dos várzea-grandenses para o pós-compra. “Se a empresa tem política de compra, todas as lojas são obrigadas a fazer a troca quando há defeitos no produto, se está manchada, rasgada ou um par diferente do outro, por exemplo. Agora se o cliente não gostou da cor ou do tamanho é preciso verificar se a loja tem política de troca para essas situações. Ainda sobre compra e venda, cada loja tem os dias permitidos para uma possível troca ou não de mercadorias”, explica Carolina.
Sobre as compras online, via e-commerce, a orientação é diferente, “caso o cliente no dia da entrega da compra não gostar da mercadoria, por qualquer motivo, é devolvido sem mera formalidade podendo despachar o produtor no prazo de até sete dias”, informa a coordenadora.
“Pela lei, não há obrigatoriedade de troca por não gostar do produto, apenas é uma mera liberalidade da empresa, e uma vez que é colocado no contrato, ela é obrigada a cumprir no prazo que foi estabelecido”, completou.
Sempre que possível, é recomendado que o consumidor faça teste na própria loja ou assim que receber a compra, para que não ocorram situações constrangedoras no futuro. O consumidor deve ficar atento de onde está comprando o produto e como está adquirindo o produto.
Carolina orienta ainda que o consumidor deve entrar em contato com o Procon VG quando quiser informações e esclarecimentos sobre prazos, garantias ou ainda algum problema que o gerente da loja não tenha resolvido.
“Todas essas informações garantem que o consumidor faça uma boa escolha de produto, qual a loja para realizar a sua compra, para que fique atento e caso ele seja lesado, terá uma resposta do Procon VG para a tomada de decisão”, ressaltou Carolina.
O ATENDIMENTO – O Procon de Várzea Grande disponibiliza o registro de reclamação e atendimento de dois modos, via online e presencial.
Presencialmente, o consumidor pode vir até a sede do Procon VG, localizada no Paço Municipal, ou ainda na Subprefeitura do Cristo Rei, sempre de segunda à sexta, das 8h até às 14h.
O atendimento online é feito pelo site da prefeitura, por meio do endereço eletrônico, pelo qual o consumidor pode registrar a sua situação.
Há também um telefone de contato: o 3688-8056.
Foto Capa: MATHEUS GUIMARÃES
Fonte: SECOM/VG