O objetivo é sensibilizar os cidadãos quanto aos seus direitos e deveres como consumidor. Para isso, órgãos governamentais e não governamentais estarão expondo seus trabalhos e prestando orientações.
Na tenda destinada à Defensoria Pública, por exemplo, os cidadãos que participarem da programação poderão contar com serviços de orientação jurídica sobre direito do consumidor, orientação financeira e elaboração de declarações para a confecção gratuita de documentos.
A meta é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas, com isso os colaboradores estarão proporcionando à sociedade o acesso a serviços públicos e a cidadania. Apresentações artísticas e culturais, corte de cabelo, serviços de saúde, aferição de pressão, entre outras atividades também serão oferecidas pelas demais instituições que integram o evento.
O evento está sendo realizado numa parceria entre o Procon, Defensoria Pública e demais colaboradores.
15 de março
O então presidente dos Estados Unidos da América, John Fritzgerald Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor em 15 de março de 1962 através de mensagem especial enviada ao Congresso Americano sobre proteção aos interesses dos consumidores, inaugurando a conceituação dos direitos do consumidor. Essa iniciativa causou impacto também no cenário mundial e os países aderiram à data comemorativa.
Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso com assessoria
Foto: Mary Juruna