Cidades

Procon dá dicas de como garantir uma compra segura para o Dia das Crianças

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças, uma das festividades mais esperadas pelo comércio, uma vez que a procura por presentes especiais aumenta nesse período. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá) chama atenção dos pais e familiares quanto aos cuidados necessários na hora de escolher os produtos. As opções são muitas, como preços que podem sofrer alteração de uma loja para outra, sendo o mesmo brinquedo ou item desejado.

Para garantia de uma compra segura é recomendado que as pessoas fiquem atentas para alguns itens que ajudam a evitar problemas futuros. São dicas simples e com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores, além do cumprimento das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor-CDC.

Dentre os itens a serem observados, é com relação à faixa etária do produto, para qual idade aquele brinquedo atende e se possui o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Inmetro, isso comprova que o produto foi testado antes de ser comercializado. Detalhes como se a embalagem não está danificada, violada, se possui Manual de Instrução de Montagem, também são detalhes essenciais. 

“A recomendação, como já é de costume, é para que não deixe para última hora para comprar os presentes. O segredo é pesquisar antes de efetuar a compra. Um mesmo produto pode variar de preço de um estabelecimento para outro”, disse o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Municipal, Genilto Nogueira.

Deve-se ainda pesquisar os preços com antecedência, se vai preferir fazer o pagamento à vista ou a prazo, se possuem descontos e promoções. Nesse caso, especialmente brinquedos, obedecem às regras de segurança e à faixa etária adequada.

Sobre as formas de pagamento, se possível, sempre optar pelo pagamento à vista, orienta Genilto, a fim de evitar parcelamentos com juros, e parcelas que poderão pesar no orçamento. É considerada prática abusiva estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito.

Há, ainda, a questão do prazo de garantia que, de acordo com o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, é de 90 dias para bens duráveis. Esse prazo começa a valer a partir da entrega efetiva do produto.

Se o produto apresentar algum defeito de fabricação dentro do prazo de garantia ou do prazo previsto na legislação, a loja em que o brinquedo foi comprado terá 30 dias para providenciar o conserto. Caso o reparo seja inviável ou o prazo seja descumprido, o consumidor poderá escolher outro produto ou optar pela devolução da quantia paga devidamente corrigida.

“Mesmo sendo seguidos todas as exigências, o órgão municipal está à disposição para atender no que for preciso”, concluiu.

Para o registro de reclamação o consumidor pode entrar em contato com o Procon Municipal por meio do telefone WhatsApp (65) 3641-6400.

Além disso, o órgão disponibiliza ferramentais digitais. Uma pelo sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goncalvescordeiro.proconcuiaba&hl=pt_BR ou Sistema IOS- https://apps.apple.com/pt/app/id1291882669

A sede do Procon Cuiabá fica na Rua Joaquim Murtinho, nº 554, Centro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.