Mix diário

Probabilidade de Trump ter sucesso em demitir Powell é ‘extremamente baixa’, aponta BMO

As tentativas de Donald Trump de influenciar a direção da política monetária dos EUA, por meio de críticas públicas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, têm possibilidades “extremamente baixas” de serem bem-sucedidas, afirma o BMO em análise publicada nesta terça-feira, 22.

“Se houver alguma coisa, a natureza pública do esforço só aumentou a determinação de Powell – em prol da independência do banco central, se nada mais”, acrescenta o banco canadense.

O BMO se diz cético quanto à eficácia de Trump em qualquer tentativa de remover Powell antes do término de seu mandato, em maio de 2026. No entanto, também é muito difícil imaginar que ele renomeie o chefe do Fed neste momento – o que significa que, muito provavelmente, haverá um novo presidente para o BC americano no próximo ano.

É muito cedo para ter uma lista completa de possíveis substitutos para Powell, explica a análise, embora não seja preciso dizer que o novo presidente do Fed será mais dovish.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve