O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, teve 12 voos cancelados apenas na manhã desta sexta-feira (1º), devido aos problemas enfrentados pelo desabastecimento de combustível nas aeronaves.
De acordo com as companhias aéreas, medidas de contingenciamento foram adotadas no terminal e, por isso, as viagens precisaram ser canceladas.
A central de atendimento do Aeroporto informou que todos os 12 voos eram da mesma empresa, a companhia Azul Linhas Aéreas. Ainda conforme a central, os voos tinham origem fora do Estado e não puderam seguir para outro destino.
Apesar da suspensão dos voos, a empresa garantiu que os cancelamentos não geraram prejuízos aos passageiros.
Falta de combustível
Já desde o final de semana passado o Aeroporto Marechal Rondon sofre com a falta de combustível. Na noite de sábado passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou dois caminhões-tanque para garantir o funcionamento do terminal. Novamente, um caminhão abastecido com 100 mil litros de combustível foi escoltado até o aeroporto.
Em nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que está acompanhando o desabastecimento nos 54 aeroportos administrados e confirmou a falta de combustível no terminal de Cuiabá.
Ainda, a Infraero garantiu que os aeroportos têm condições de receber pousos e decolagens. No entanto, as aeronaves só poderão seguir viagem se tiverem combustível suficiente para cumprir com o segundo trecho da rota.
A Infraero recomenda que os passageiros procurem suas companhias para consultar a situação de seus vôos.
Na atualização de 12h30 desta sexta-feira (1) sobre os aeroportos, o Marechal Rodon não apareceu mais na lista de terminais com falta de combustível.
A Infraero está acompanhando o abastecimento nos seus 54 aeroportos e tem atuado junto aos órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos terminais administrados pela empresa, inclusive no período do feriado de Corpus Christi, de 30/5 a 4/6. Por essa razão, e pelas possíveis mudanças nas programações das empresas aéreas, não há uma estimativa de movimentação para este feriado nos 45 aeroportos da empresa com voos comerciais regulares.
Abaixo segue a atualização de 12h30 desta sexta-feira (1º/6) sobre os aeroportos administrados pela Infraero e que estão com falta de combustível no momento:
Aos passageiros, a Infraero recomenda que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que planejem seus voos de acordo com a disponibilidade de combustível na rota pretendida.
É importante destacar que o motivo dos atrasos e cancelamentos deve ser verificado junto às empresas aéreas.
A Infraero compreende o direito de manifestação, mas entende que os protestos devem ocorrer sem afetar o direito de ir e vir das pessoas, bem como a segurança das operações aeroportuárias.