No total, 20 veículos novos entraram em funcionamento hoje, todos com ar-condicionado, câmeras para monitoramento interno e um sistema para coibir fraudes no uso do Bilhete Único – que em alguns casos garante descontos ou mesmo a gratuidade da passagem. No total, os veículos têm oito câmeras: seis para monitoramento das portas, uma próxima ao condutor e a última no validador do bilhete.
"Com o Wi-Fi e o ar-condicionado, somados às faixas exclusivas, estamos criando um ambiente mais favorável ao transporte público", afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita ao Terminal Pinheiros. "Tudo que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público, com as comodidades da vida moderna. Eles [novos ônibus] vão acrescentar qualidade ao trajeto, que além de ser mais rápido, será mais útil."
Maiores que os comuns, os ônibus – chamados de superarticulados – ficarão a maior parte do tempo nos corredores e faixas exclusivas, circulando entre o Terminal Campo Limpo e o Paraíso. Outros dez estão em preparação para operar na zona sul em bairros como Sacomã e Vila Prudente, e a São Paulo Transportes (SPTrans) já encomendou outros 200.
Olhar Digital