Cidades DESTAQUE 2

Primeira morte por intoxicação de metanol é confirmada em MT; vítima é mulher de 30 anos

Uma mulher de 30 anos morreu após intoxicação por metanol em Várzea Grande, conforme confirmado pelo Município na tarde desta quinta-feira (13). A vítima havia participado de uma confraternização no dia 2 de novembro, onde consumiu cerveja, e voltou a ingerir bebidas alcoólicas — cerveja e whisky — no dia 4. Ela morreu no dia 7 de novembro, após ser internada em estado grave. Este é o primeiro óbito registrado em Mato Grosso relacionado ao consumo de bebida adulterada com metanol.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, a mulher apresentou mal-estar, náusea e vômito no dia 5 de novembro, sendo atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Após registrar melhora, recebeu alta médica. No entanto, dois dias depois, voltou a sentir dores de cabeça intensas e visão turva. A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a paciente chegou ao pronto-socorro já sem vida.

O caso foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), que confirmou a intoxicação por metanol. A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de adquirir bebidas alcoólicas somente de fornecedores confiáveis e regulamentados, já que o metanol pode causar lesões neurológicas irreversíveis, cegueira e até morte.

Além do óbito em Várzea Grande, outros dois casos foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (13), no município de Itanhangá. As vítimas, um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42, consumiram whisky supostamente adulterado. Ele apresentou sintomas como vômitos, tontura e dificuldade para respirar, mas já recebeu alta. A mulher segue internada em estado grave, com perda progressiva da visão e dificuldade para caminhar.

Ao todo, Mato Grosso contabiliza 10 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo quatro já confirmados laboratorialmente. Dois casos seguem em investigação, nos municípios de Água Boa e Várzea Grande, enquanto outros quatro foram descartados. A SES reforça a importância de que possíveis novos casos sejam imediatamente comunicados às autoridades de saúde.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.