Cidades DESTAQUE 4

Primeira-dama lidera vistoria conjunta contra poluição visual em pontos de ônibus

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris realizou, nesta terça-feira (13), uma vistoria conjunta em diversos pontos da capital com o objetivo de combater a poluição visual, coibir danos ao patrimônio público e promover melhorias estruturais nos pontos de ônibus.

A ação reuniu secretárias municipais de áreas estratégicas da administração. Participaram da vistoria a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares; a titular da Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.SegP), Francyanne Lacerda; a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah; e a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa.

“Estamos fazendo uma grande ação em diversos pontos da cidade para melhorar os pontos de ônibus. Verificamos o que pode ser substituído, o que precisa de manutenção e tudo o que pode ser melhorado. E, para garantir que esses pontos continuem em boas condições e conservados, é importante que a população também colabore, não colando cartazes, que além de feios deixam o local sujo e são muito difíceis de retirar”, destacou Samantha.

De acordo com a secretária da Semob/SegP, Francyanne Lacerda, a equipe técnica está avaliando quais medidas são mais adequadas para cada ponto alvo da ação: um localizado no Morro da Luz, na região central de Cuiabá; outro no CPA, em frente ao Shopping Pantanal; e os demais na Avenida Brasil e no bairro Tijucal.

“Estamos analisando se o melhor caminho é a substituição ou a manutenção dos abrigos. Em muitos casos, entendemos que a pintura, a limpeza e a melhoria da iluminação já trazem um resultado significativo. Vamos retirar essa mídia irregular, melhorar o aspecto dos vidros e adotar medidas para impedir que novos cartazes sejam colados”, afirmou.

Durante a vistoria, a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, alertou que os trabalhos terão início com a limpeza dos locais e, posteriormente, serão aplicadas as medidas previstas na legislação quanto à fixação irregular de propagandas em pontos de ônibus. A prática configura infração administrativa, sujeita à multa inicial de R$ 1.509,10 por anúncio, podendo ser responsabilizadas pessoas físicas ou jurídicas envolvidas na divulgação irregular.

“Vamos fiscalizar e multar todos os prestadores de serviço que afixarem cartazes nesses pontos de ônibus. Essa prática é proibida, configura infração administrativa e pode, inclusive, caracterizar crime de deterioração do patrimônio público”, afirmou a secretária.

Hadassah Suzannah, secretária da Mulher, participou da ação com foco na segurança feminina. “Estamos avaliando a segurança das mulheres nos pontos de ônibus. Um espaço limpo, iluminado e com a área ao redor bem cuidada contribui diretamente para a segurança de toda a população”, pontuou.

Com Assessoria

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.